O Programa de Pós-graduação em Microbiologia Agrícola da Universidade Federal de Lavras (PPGMA/UFLA) celebrou, com uma programação especial nos últimos dias, 15 anos de existência. Seguindo a tradição da UFLA como um centro de excelência em Ciências Agrárias, o Programa foi criado com o objetivo de desenvolver trabalhos de pesquisa voltados para a agropecuária, agroindústria e meio ambiente.
Além do desenvolvimento de pesquisa básica na área de microbiologia, o PPGMA tem como metas o desenvolvimento tecnológico e a solução de problemas. Hoje o Programa conta com 15 professores, 26 mestrandos e 32 doutorandos. Nesses 15 anos, já foram defendidas 125 dissertações e 57 teses. Além disso, são 450 artigos já publicados, 46 capítulos de livros e quatro pedidos de patentes.
Para celebrar o fortalecimento do Programa, criado em 2001, foi realizada na última quarta-feira (5/10) uma homenagem a todos que marcaram a história da Pós-graduação em Microbiologia Agrícola na UFLA, em especial os professores idealizadores e criadores do PPGMA: Rosane Freitas Schwan, Eustáquio Souza Dias e Romildo da Silva. “O trio fez de tudo para concretizar o sonho de ter um Programa de Mestrado na Microbiologia. Mas seu sucesso só foi possível porque nossos alunos agarraram com muito amor o Programa. Por isso, pedimos àqueles que ainda são estudantes que sempre façam o melhor, com prazer e felizes”, disse a professora Rosane.
Também receberam homenagens a doutoranda Ana Luiza Freire, pela premiação na Food Microbiology, referente ao trabalho Diversity of bactéria and yeast in the naturally fermented cotton seed and rice beverage produced by Brasilian Amerindians; as pesquisadoras Evânia Geralda da Silva e Gláucia Frasnelli Mian, autoras das primeiras teses defendidas no Programa; além de docentes, colaboradores, administradores, técnicos administrativos, secretárias e auxiliares de serviços gerais.
A atual coordenadora do PPGMA, professora Cristina Ferreira Silva e Batista, ressaltou durante o evento o trabalho de todos envolvidos com o Programa. “Com apenas 15 anos, conseguimos alcançar o conceito 6 na Capes. E esse sonho começou com o esforço de três docentes: Romildo, Rosane e Eustáquio. Nosso Programa sempre foi produtivo. E como afirma Louis Pasteur ‘não é a profissão que honra o homem. É o homem que honra a profissão’, e para finalizar também usarei as palavras de Pasteur: ‘sejam quais forem os resultados, com êxito ou não, o importante é que no final cada um possa dizer: fiz o que pude’”, afirmou.
Na ocasião, o chefe do Departamento de Biologia, professor João Cândido de Souza, ressaltou o privilégio que tem a Biologia da UFLA por contar com cinco programas de pós-graduação. Também estava presente o pró-reitor de Pós-graduação, professor Rafael Pio, que enfatizou a importância dos esforços dos estudantes. “Os discentes fazem toda diferença na qualidade do Programa. Pode-se dizer que são responsáveis por 70% da nota que o Programa alcança”, relatou.
Exaltando a importância dos estudantes, houve a exibição de um vídeo com o depoimento de vários ex-alunos da pós-graduação em Microbiologia Agrícola da UFLA, que falaram sobre a experiência de participarem do Programa, sobre o aprendizado que viveram e sobre o diferencial que essa formação representou para que obtivessem um bom posicionamento profissional. Ao final, os estudantes também fizeram agradecimentos, presenteando e homenageando a coordenadora do Programa, professora Cristina.
Outros momentos da programação comemorativa de 15 anos
O primeiro evento comemorativo foi realizado em 25/9, com a apresentação de trabalhos científicos, atividades de extensão e de produtos. O “Domingo na Praça” ocorreu no período da manhã, na Praça Dr. Augusto Silva, centro de Lavras.
Já a “Terça Cultural” foi promovida no Centro de Convivência da UFLA em 4/10. Membros do Programa interagiram coma comunidade universitária por meio da exposição de trabalhos de estudantes e professores do PPGMA. Houve também a apresentação musical dos alunos do Centro Educacional.
Ainda no dia 4/10 ocorreu a abertura do Simpósio em Microbiologia Agrícola, que prosseguiu com programação científica até 6/10. Durante a cerimônia de abertura, o Hino
Nacional Brasileiro foi interpretado ao vivo a voz e violão. Professora Cristina enfatizou o esforço conjunto dos núcleos de estudos em Fermentações (Nefe), em Microbiologia Ambiental e Industrial (Nemai) e em fungos (Biofungi) para realização do evento. Lembrou a importância dos ciclos de palestras realizados em 2010 e 2014 como precursores do Simpósio e agradeceu a todos que colaboram com o evento. O evento de abertura contou ainda com a presença do pró-reitor de Extensão e Cultura, professor João José Granate de Sá e Melo Marques.
Foram realizadas oito palestras na programação do Simpósio, com preleccionistas da UFLA (é o caso do Departamento de Fitopatologia e do Núcleo de Inovação Tecnológica da UFLA – Nintec), de outras
instituições, como a Universidade de São Paulo (USP-Lorena), da Embrapa, da Universidad de La Frontera, Temuco (Chile) e de empresas privadas.
Texto: Camila Caetano e Ana Eliza Alvim. Cobertura: Camila Caetano, Luiz Alberto, Natália Jubram e Mateus Lima.