O Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME) concede bolsas de ensino para alunos medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) ou da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) que estejam cursando graduação em instituições públicas ou privadas em qualquer área de atuação. O PICME é resultado de uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Na Universidade Federal de Lavras (UFLA) o PICME funciona em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Por isso, no formulário de inscrição, o aluno deve selecionar a UFMG. Entretanto, todas as atividades são realizadas na UFLA.
Os interessados deveram se inscrever no site http://picme.obmep.org.br/ até 1/3/17 para a entrada antecipada e 24/4/17 para a entrada regular.
O objetivo do Programa é oferecer aos estudantes universitários que se destacaram nas olimpíadas escolares a oportunidade de concluir sua graduação, em qualquer área, simultaneamente com estudos em Matemática. Com isso, espera-se propiciar o acesso a uma sólida formação matemática que venha enriquecer o desenvolvimento profissional desses estudantes, abrindo inclusive a possibilidade de ingressarem em um mestrado na área de Matemática.
Na programação acadêmica do PICME os bolsistas deverão cursar disciplinas de matemática e participar de atividades escolhidas pela coordenação, de acordo com seu nível e objetivos específicos. Os alunos serão acompanhados ao longo do projeto, pela equipe responsável.
Mais informações poderão ser obtidas com o professor Helvecio Geovani Fargnoli Filho no Departamento de Ciências Exatas da UFLA. Contatos: helvecio.fargnoli@dex.ufla.br; 2142-2151
Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA.