Teve início nesta terça-feira (2/5) a campanha de vacinação tetravalente, contra a gripe, para todos os servidores e funcionários terceirizados da Universidade Federal de Lavras (UFLA). A ação, organizada pela Coordenadoria de Saúde da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), será realizada até sexta-feira (5/5).
Uma clínica especializada foi contratada pela UFLA para realizar o fornecimento e a aplicação das doses, que protegem contra quatro subtipos do vírus Influenza. Desta vez, a vacina também poderá ser aplicada na região ventroglútea (técnica de Hochstetter).
De acordo com a clínica, esse local é considerado mais adequado, por possuir grande espessura muscular constituída pelo músculo glúteo médio e mínimo, com menos inervação e vasos sanguíneos quando comparada às outras regiões comumente utilizadas. Além disso, é de fácil localização e tem sido associada a menos dor durante a aplicação da vacina.
Contudo, essa região é opcional. A mesma vacina também poderá ser aplicada no braço, com a mesma eficácia. O local de aplicação será a critério do servidor/terceirizado. Para realizar a vacinação é necessário apresentar um documento com foto e assinar uma lista de controle interno.
Os postos de aplicação na UFLA vão funcionar das 9h às 13h e das 14h às 18h e ficarão próximos aos departamentos e principais prédios da universidade. Relação de datas e locais:
Camila Caetano – jornalista, bolsista Dcom/Fapemig.