Universidades alemãs ao seu alcance

Quem pensa em estudar ou pesquisar na Alemanha vai ter, de 29 de março a 4 de abril, em São Paulo e no sul do Brasil, uma grande oportunidade para se informar diretamente com instituições alemãs de ensino superior (IES), de pesquisa e outras.

A ocasião será igualmente excelente para pesquisadores e coordenadores de cursos das IES brasileiras interessados em cooperações com instituições alemãs.

Neste período, uma delegação de representantes de IES e outras instituições alemãs, organizada pelo DAAD Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, irá visitar São Paulo, Caxias do Sul, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis.
Em cada cidade, haverá uma feira com estandes informativos e palestras, tendo uma instituição local como anfitriã. Serão elas: Goethe-Institut São Paulo, Universidade de Caxias do Sul (UCS) e as universidades federais do Rio Grande do Sul (UFRGS), do Paraná (UFPR) e de Santa Catarina (UFSC).

O DAAD é a maior organização de intercâmbio acadêmico e científico do mundo, com mais de 55 mil estudantes, docentes e pesquisadores, alemães e estrangeiros, fomentados anualmente.

Expositores
•TU 9 (associação de nove universidades técnicas: Munique*, Dresden, Aachen*, Berlin, Braunschweig, Darmstadt, Hannover, Karlsruhe* e Stuttgart),
* TU Munique, RWTH Aachen e TH Karlsruhe possuem o status de “Universidades de Excelência”, obtido através do concurso promovido pela Iniciativa pela Excelência, que selecionou em 2006 e 2007 as melhores concepções para desenvolver pesquisa universitária, oferecendo generoso reforço orçamentário durante dez anos.

•Centro de Pesquisa de Jülich** (exceto em Caxias do Sul),
** Esteve no noticiário mundial no fim de 2007 devido ao Prêmio Nobel de Física a seu cientista Peter Grünberg. Em fevereiro de 2008, o FZ Jülich passou a ter operação o mais rápido computador civil do mundo.

•Universidade de Colônia (a maior da Alemanha),
•Universidade de Kaiserslautern,
•Universidade de Leipzig,
•Universidade de Stuttgart,
•Universidade de Ciências Aplicadas (Hochschule) de Furtwangen,
•Baden-Württemberg International (bw-i, agência que representa no exterior as universidades do estado alemão de Baden-Württemberg),
•FaDaF (associação de alemão como língua estrangeira),
•DAAD Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico,
•Goethe-Institut (exceto em Florianópolis)
•Consulado Geral da Alemanha (somente São Paulo e Curitiba),
•CampusFrance (convidada especial),
•bem como as universidades anfitriãs em suas cidades.

Em São Paulo, o evento também contará com estandes da Deutsche Welle, Senator Turismo, Associação Paulista de Professores de Alemão (APPA) e livraria Buchladen.