Pesquisadores da Ufla são contemplados com bolsas para pesquisador visitante e pós-doutor da Fapemig

A Fapemig publicou nessa segunda-feira (5/5) a relação dos beneficiados com bolsa auxílio para as modalidades ‘Pós-doutor’ e ‘Pesquisador Visitante’. Foram concedidas, ao todo, 112 bolsas. Dessas, 103 são destinadas à primeira modalidade e nove, à segunda.

Pela Universidade Federal de Lavras (Ufla) foram aprovados os projetos orientados pela professora Patrícia Duarte de Oliveira Paiva, com bolsa de Pós-doutorado Jr. para Schirley Fátima Nogueira da Silva Cavalcante Alves. Do professor Onofre Rojas Santos, com bolsa de Pós-doutorado Jr. para Márcio Pazetti. Do professor Eduardo Van Den Berg, com bolsa de Pós-doutorado Jr. para Flávia de Freitas Coelho. Da professora Lisete Chamma Davide, com bolsa de Pós-doutorado Jr. para Roselaine Cristina Pereira. Do professor Geraldo Andrade Carvalho, com bolsa de Pós-doutorado Jr. para Maurício Sekiguchi de Godoy e do professor José da Cruz Machado, com bolsa de Pós-doutorado Sênior para Maria Eloísa Salustiano.

O resultado corresponde à análise das propostas enviadas de setembro do ano passado até abril deste ano. Desde o início de 2008, as bolsas nestas duas modalidades são recebidas em duas entradas: a primeira entrada até o último dia útil de março e a segunda até o último dia útil de agosto. A alteração, recomendada pelas Câmaras de Assessoramento, se baseia no crescimento acentuado de solicitações nesta modalidade que requer, então, um julgamento comparativo entre as propostas além da já tradicional análise de mérito das mesmas. Outras informações sobre o fluxo estão disponíveis no Manual do Usuário www.fapemig.br/info/manuais/manual_usuario.php

Quem pode se candidatar?

Podem concorrer às bolsas para Pesquisador Visitante pesquisadores que tenham o título de doutor, no mínimo sete anos de experiência comprovada e produção relevante, nos últimos cinco anos, na área em que o projeto for desenvolvido. O candidato também não pode receber outra bolsa- auxílio e deve dedicar-se integralmente e exclusivamente às atividades propostas no plano do trabalho que executará.

Para os pesquisadores pós-doutores, o processo incluiu três modalidades de bolsas: Júnior, Sênior e Empresarial. Os requisitos básicos para os candidatos às duas primeiras linhas são ter o título de doutor há cerca de sete anos; não possuir outro vínculo empregatício; não possuir outra bolsa e trabalhar em regime de dedicação integral e exclusiva, trabalho com o desenvolvimento de projetos de pesquisa. Para a última modalidade, além dessas condições, é necessário que o pesquisador atue em alguma empresa e que se dedique a desenvolver melhorias para metodologias de produção, processos ou produtos.

Mais informações sobre os critérios para pleitear essas bolsas estão disponíveis no endereço www.fapemig.br/bolsas.php. Dúvidas podem ser solucionadas com a Central de Informações (ci@fapemig.br).