Ufla realiza II Workshop sobre Reestruturação Curricular

A Universidade Federal de Lavras (Ufla) por meio da Pró-Reitoria de graduação (PRG) realiza, no próximo dia 20/8 às 13h30 no anfiteatro de Agricultura, o II Workshop sobre Reestruturação Curricular, com a presença do professor Leandro Tesser, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), integrante do grupo assessor Reuni do Ministério da Educação (MEC) e da professora da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Adriana Maria de Figueiredo.

A PRG/Ufla está engajada em um processo de reestruturação curricular cujas linhas gerais foram aprovadas pelos conselhos superiores por ocasião do projeto Reuni. A proposta, de acordo com a PRG, se fundamenta principalmente na reformulação do Projeto Pedagógico Institucional, prevendo que haja um núcleo fundamental comum a todos os cursos de graduação da Ufla. Segundo a proposta, pretende-se com esse núcleo implementar conteúdos curriculares de formação geral para melhorar o conhecimento dos estudantes de graduação da Ufla em áreas amplas e gerais das ciências, artes, humanidades, dentre outras.

Além desse núcleo, cuja duração está prevista para um semestre, foi proposto se fazer um agrupamento curricular dos cursos afins, visando otimizar a estrutura física e os recursos humanos existentes na universidade, bem como melhorar a integração entre estudantes de cursos diversos.

De acordo com o Pró-Reitor de Graduação, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, “ao assumirmos a PRG em junho de 2008, entendemos que era necessário iniciarmos uma fase informativa e discursiva para que a comunidade universitária pudesse se inteirar do assunto e colaborar com a construção da proposta” informa.

A primeira iniciativa desta fase ocorreu no dia quatro de junho de 2008 com o I workshop sobre reestruturação curricular da UFLA, com a presença de professoras da Universidade de Rosário na Argentina.