Biblioteca Central lança novo site

A Biblioteca Central da Universidade Federal de Lavras (Ufla) lançou o seu novo site na internet e atualizou o sistema de gerenciamento de bibliotecas Pergamum, para a versão 7.4, com o objetivo de facilitar e tornar o seu acesso mais prático e seguro aos usuários. Além da reformulação de seu design, o seu site apresenta como novidade, um sistema de acessibilidade para portadores de necessidades especiais visuais, que lê o conteúdo do site e também permite o ajuste de tamanho de fonte para facilitar a leitura.

De acordo com a Divisão de Informática da Biblioteca, responsável pela implantação e manutenção do novo site e do sistema Pergamum, foram utilizadas tecnologias com serviços mais seguros e interativos, além da instalação de um novo servidor (computador) com maior capacidade de armazenamento e processamento, preparando a biblioteca para um aumento de registro e transações, decorrentes do aumento de cursos e vagas propostos pelo Reuni.

Para a diretora da Biblioteca Vânia Natal de Oliveira, o setor inova-se a cada dia, impulsionados por sua visão de futuro e crescimento. “trabalhamos para ser uma Biblioteca de excelência reconhecida a nível nacional e internacional nas diversas áreas, com um acervo valioso e atualizado, em consonância com a pesquisa mais avançada da pós-graduação, além de sermos também um espaço de difusão e incentivo da produção bibliográfica e cultural do Brasil” comenta.

Ainda segundo a diretora, a migração/atualização dos sistemas ocorreu de forma tranqüila, sem maiores transtornos à comunidade acadêmica. “Toda esta renovação foi possível graças a vários setores da Ufla que contribuíram com tecnologia, recursos humanos e equipamentos avançados para concluirmos o trabalho sem afetar o andamento das atividades” completou.

A Biblioteca

A Biblioteca Central da universidade Federal de Lavras (Ufla) é um órgão da Administração Geral, responsável por todo o acervo bibliográfico, cujo objetivo é prover de informações, o ensino, a pesquisa e a extensão da Universidade, pautando sua atuação nos princípios da democratização do acesso à informação; do respeito ao princípio do controle bibliográfico universal e do atendimento à comunidade universitária e externa em geral.