Reunião em Brasília consolida REUNI

Em cerimônia realizada nesta quarta-feira (3/9), no Palácio do Planalto, foi anunciada a expansão das vagas nas universidades federais e as ações do REUNI, Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais.

O vice-reitor da Universidade Federal de Lavras – Ufla, Elias Tadeu Fialho, compareceu ao evento, juntamente com o Presidente Lula, os ministros da Educação, Fernando Haddad, da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, do Planejamento, Paulo Bernardo e da Casa Civil, Dilma Rouseff, representantes do Congresso Nacional e os demais reitores das 59 universidades federais.

Na abertura do evento o Ministro Fernando Haddad assinou duas portarias essenciais para a consolidação do REUNI. Uma remanejando cargos de direção e funções gratificadas para as Instituições Federais de Ensino Superior e outra que cria mil cargos de professor para as universidades.

Em seu discurso o Ministro da Educação, Fernando Haddad anunciou que em 2009 as universidades federais irão oferecer mais de 227 mil vagas na graduação, o dobro em relação aos números de 2003, quando a oferta foi de apenas 114 mil.

Haddad lembrou ainda que a expansão somente foi possível graças ao empenho dos reitores, através da Andifes, que em agosto de 2003 formalizaram junto ao presidente Lula uma proposta para dobrar o número de alunos nas universidades, e ressaltou a importância do apoio do congresso nacional e dos ministérios do Planejamento e da Casa Civil, para a implantação do REUNI.