Ufla sediará Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café

O projeto Multi Institucional, para a criação do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café (INCT), foi aprovado no edital 015/2008 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

O projeto do INCT Café tem como objetivo integrar competências institucionais, para induzir o processo de desenvolvimento competitivo do agronegócio do café no país. O valor aprovado para o projeto é de R$ 5.748.000,00.

Participam do Instituto várias instituições de ensino e pesquisa, como a Embrapa, a Epamig, a Universidade Federal de Viçosa – UFV, o Instituto Agronômico de Campinas – IAC, o Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural- INCAPER, a Fundação Procafé, de Varginha, dentre outras.  “As Instituições envolvidas representam a elite da pesquisa em café no Brasil. Houve a preocupação da Instituição proponente (Ufla), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, de envolver as principais instituições integradas ao consórcio de pesquisas em café já existentes, o que garante longevidade aos trabalhos propostos", afirmou o Professor Mário Lúcio Vilela Resende, Coordenador do Projeto.

O INCT Café terá como missão a geração de tecnologias apropriadas, competitivas e sustentáveis, por meio da integração de competências institucionais, capacitação de recursos humanos com estímulo à inovação e geração de negócios de alto valor agregado”, comentou a Professora Édila Vilela de Resende Von Pinho, Pró-Reitora de Pesquisa da Ufla.

Para o Professor Rubens José Guimarães, Coordenador do Pólo de Excelência do Café na Ufla, a criação do Instituto será uma medida muito importante para o avanço das pesquisas na área do café no país: “o grande desafio que temos hoje é transformar conhecimento em produto, e na área do café, a região Sul de Minas Gerais detém a maior parte desse conhecimento. Com o INCT Café será buscado em toda área de conhecimento do café, colaboradores para a resolução dos problemas e no aproveitamento dos potenciais que se apresentam”, concluiu.

Os resultados finais do edital 015/2008 – Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia serão divulgados oficialmente no edifício sede do CNPq, em Brasília, no próximo dia 27/11, onde os coordenadores dos projetos selecionados os apresentarão coletivamente ao Presidente da República Luis Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto.