Primeira defesa de tese do PPGMA

O Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola – PPGMA da Universidade Federal de Lavras – Ufla teve, nesta quinta-feira (18/12), a sua primeira defesa de tese de doutorado.

 

A doutoranda Gláucia Frasnelli Mian apresentou a tese “Diversidade genética e de virulência em Streptococcus agalactiae isolados de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus)”. Ela foi orientada pelo Professor Henrique César Pereira Figueiredo, do Departamento de Medicina Veterinária – DMV.

 

Estiveram presentes o Reitor da Ufla, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, o Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação, professor Alcides Moino Júnior, o Professor César Brasil Pereira Pinto, Chefe do Departamento de Biologia – DBI e o Professor Eustáquio Souza Dias, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola. “O Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola é resultado do esforço e empenho de muitas pessoas”, afirmou o professor Eustáquio.

 

O PPGMA teve início no ano de 2001, com a criação do Mestrado e seleção de apenas três estudantes. No ano de 2006, teve início o Doutorado, quando foram selecionados cinco estudantes. Atualmente o programa conta com 33 estudantes de mestrado e 26 de doutorado.

 

Já foram defendidas pelo programa 42 dissertações, com seus egressos atuando no ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico nas áreas de conhecimento em Microbiologia do Solo, Microbiologia de Alimentos, Fermentações, Fisiologia e Genética de Microrganismos. Durante esse período, o programa vem contando com o apoio de diferentes setores da Universidade, com a participação direta dos pró-reitores de pós-graduação desde o início do programa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *