O Prof. Gilmar Tavares, do Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras (Ufla), foi convidado recentemente pela SAF (DATER) / MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, para ser um dos administradores, na qualidade de animador, da comunidade ‘Extensão Universitária’, localizada no portal www.territoriosdacidadania.gov.br, do MDA.
Com isso, desde outubro de 2008, ele coordena e anima o intercâmbio virtual entre os coordenadores dos projetos de extensão universitária financiados pelo CNPq na área de Agricultura Familiar, com objetivo de promover práticas, conhecimentos, ações e tecnologias aplicadas ou desenvolvidas nesses projetos. Ressalta-se, ainda, que os trabalhos devem promover a Agricultura Familiar de maneira economicamente viável, mas também ecologicamente correta e socialmente justa.
Carrancas
Além de desenvolver a função acima, o Prof. Gilmar também coordena dois projetos de Extensão Universitária para Agricultura Familiar, ambos aprovados pelo CNPq. O primeiro deles atendeu às exigências previstas no Edital 36/2007 do CNPq e intitula-se "Estudo e implantação participativa de tecnologias permaculturais e agroecológicas na agricultura familiar através da extensão universitária em Carrancas (MG)". Segundo o Prof. Gilmar, o projeto está em pleno andamento.
Juventude rural
Já o segundo faz parte do Programa Intervivência Universitária, também do CNPq (edital 23/2008) e é chamado "Ação juventude rural: mobilização de jovens rurais como replicadores e multiplicadores de alternativas que promovam o desenvolvimento local através do acesso à informação e da integração com a universidade". Nesse último, os trabalhos estão em fase inicial.