Estudantes apresentam trabalhos sobre diversidade racial

Duas estudantes de graduação da Ufla, Inês Caroline de Lima Proença (Agronomia) e Isla Karla Pedro (Administração), estão em Dourados, no Mato Grosso do Sul, representando a instituição no IV Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Elas vão apresentar trabalhos sobre diversidade racial desenvolvidos no projeto de pesquisa financiado pela Fapemig com o título “Olhares atentos à discriminação dupla- relações de gênero, processos de empoderamento e discriminação étnico-racial: uma abordagem construcionista em Lavras, Minas Gerais” que se articula com outros dois projetos de extensão apoiados pela Pró- Reitoria de Extensão e Cultura (Proec).

Os trabalhos apresentados estão sob a coordenação da professora Maria de Lourdes Souza Oliveira, do Departamento de Administração e Economia (DAE), em parceria com o Conselho Municipal de Políticas de Igualdade Racial. A estudante Inês Caroline, que é bolsista de extensão da Proec, apresentou o trabalho “Cultura negra nas escolas: desafios e enfrentamentos de educadores em um município do sul de Minas”. Já Isa Karla, é monitora voluntária de pesquisa e, no congresso, está apresentando o estudo “Naturalização do racismo no cotidiano escolar: oficinas universitárias em um município do sul de Minas”. O transporte das estudantes foi disponibilizado através de uma parceria estabelecida com a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ).

O Congresso, realizado entre os dias 27 e 30 de abril, representa um dos mais importantes eventos nacionais na área de Extensão Universitária e, por isso, constitui-se em especial momento em que se compartilha experiências e estrutura-se redes de intercâmbio interinstitucional. O tema central do Congresso este ano foi "Tecnologias Sociais e Inclusão: caminhos para a Extensão Universitária".