Ufla divulga editais do próximo processo seletivo

A Comissão Permanente de Seleção (Copese) divulgou dois editais para a entrada de estudantes na Ufla no primeiro semestre de 2010. Serão oferecidas 665 vagas em 17 cursos de graduação. Deste total, 60% serão destinadas para estudantes que se submeterem às provas do Novo Enem e o restante, 40%, para os participantes da terceira etapa do Processo Seletivo de Avaliação Seriada (PAS), referente ao triênio 2008-2010. Todos aqueles que desejam ingressar na instituição no próximo ano devem se inscrever, até o próximo dia 17, no exame Nacional do Ensino Médio, através do site www.enem.inep.gov.br.

O PAS é realizado em três etapas que correspondem aos três anos do ensino médio. A nota final é a somatória de todas as avaliações, sendo a prova da última etapa a mesma do vestibular que, com a nova forma de ingresso na Ufla, se dará através do novo Enem. Todos os candidatos que participam do triênio 2008-2010 do PAS receberam da Copese, no início de junho, uma carta com todas as informações e explicando a necessidade de todos se inscreverem no Enem.

Através do Enem, o candidato poderá concorrer em cinco cursos diferentes, podendo ser de uma mesma instituição ou não. Algumas faculdades irão adotar o exame somente como parte do processo seletivo. A intenção do MEC (Ministério da Educação) com essas mudanças é tornar o vestibular um pouco mais democrático.

As provas do novo Enem 2009 constarão de 180 questões e serão aplicado em 1.826 municípios brasileiros, nos dias 03 e 04 de outubro, da seguinte maneira: no dia primeiro dia, das 13h às 17h30 os candidatos farão provas relativas a Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias. No segundo, as provas serão de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Matemática e suas Tecnologias.