Termina na próxima sexta-feira, dia 17, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos podem se inscrever apenas pela internet, na página eletrônica criada especialmente para atender estudantes concluintes e egressos do ensino médio. As provas serão realizadas em 3 e 4 de outubro.
A partir deste ano, com a reformulação do exame, as médias da prova podem ser usadas no processo seletivo de ingresso em instituições federais de educação superior, como é o caso da Universidade Federal de Lavras (Ufla) que adotará as notas obtidas no Enem para ingresso de novos estudantes. Outra novidade é que o Enem valerá como certificação de conclusão do ensino médio, desde que o candidato tenha 18 anos completos na data da prova.
Serão oferecidas 665 vagas em 17 cursos de graduação. Deste total, 60% serão destinadas para estudantes que se submeterem às provas do Novo Enem e o restante, 40%, para os participantes da terceira etapa do Processo Seletivo de Avaliação Seriada (PAS), referente ao triênio 2008-2010.
Através do Enem, o candidato poderá concorrer em cinco cursos diferentes, podendo ser de uma mesma instituição ou não. Algumas faculdades irão adotar o exame somente como parte do processo seletivo. A intenção do MEC (Ministério da Educação) com essas mudanças é tornar o vestibular um pouco mais democrático.
Diagnóstico das inscrições
Fonte: Agência Brasil
A menos de uma semana do fim das inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, 2,8 milhões de candidatos se cadastraram para participar. A partir de agora, o exame servirá como forma de ingresso para pelo menos 40 das 55 universidades federais que aderiram à proposta de unificação dos vestibulares proposta pelo Ministério da Educação (MEC).
Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet até as 23h59 de sexta-feira (17). A expectativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é chegar a sete milhões de participantes. No ano passado, quatro milhões de estudantes se inscreveram para o exame.
O exame também é obrigatório para quem quer concorrer a uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni), que custeia total ou parcialmente a mensalidade de alunos carentes em cursos privados de ensino superior.
Os alunos de escolas públicas estão isentos da taxa de inscrição do Enem. Já os que estudam na rede privada devem imprimir o boleto e pagar a taxa de R$ 35 em qualquer agência bancária. O manual de instruções será enviado pelo correio para a casa de cada um dos candidatos, junto com um cartão de confirmação com as informações sobre datas, horários e locais de prova. O material também inclui um questionário socioeconômico que deve ser preenchido pelo estudante e entregue no dia e local da realização do exame.
O Enem 2009 será aplicado em 1.619 municípios nos dias 3 e 4 de outubro, às 13h, com 180 questões de múltipla escolha. No sábado, primeiro dia de exame, as provas serão de ciências da natureza e ciências humanas. No domingo, haverá provas em linguagens e códigos, matemática e redação. Os resultados serão divulgados na segunda quinzena de janeiro de 2010.