Termina na próxima sexta-feira, dia 17, o prazo para os interessados enviarem artigos científicos para participação no 6º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel. O evento será realizado entre os dias 24 e 28 de agosto, na cidade de Montes Claros (MG), reunindo pesquisadores que vão discutir as novas tecnologias e dos rumos das pesquisas envolvendo a produção do biodiesel no país.
Para esta edição do congresso, os interessados podem desenvolver artigos relacionados aos seguintes temas: Produção de Plantas Oleaginosas; Extração, Purificação e Oleoquímica; Aplicação dos Óleos Vegetais e Gorduras nas Indústrias Farmacêuticas, Cosméticas e Biológicas; Produção, Comercialização e Utilização do Biodiesel; Caracterização e Controle de Qualidade do Biodiesel; Experiências Estaduais na Produção de Óleos Vegetais e Biodiesel; Balanço Energético e Sequestro de Carbono; Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel; e Comunicados Técnicos.
Os artigos selecionados serão publicados nos anais do evento, sem nenhum custo para o autor. Para enviar os trabalhos é necessário acessar o site http://oleo.ufla.br, onde estão contidas todas as informações técnicas necessárias para a elaboração do trabalho. Neste endereço também está disponibilizado a inscrição para os interessados que desejam participar do congresso. O prazo vai até o dia 31 de julho.
O evento é foco de grande repercussão no país, em função dos seus temas atuais e de extrema importância que são abordados por profissionais renomados. Além de palestras e seminários, o congresso conta, também, com exposições de máquinas, produtos e serviços, com a demonstração de novas tecnologias relacionadas à produção agrícola de oleaginosas, extração de óleos vegetais, gorduras e produção e avaliação do óleo. “O congresso apresenta, de forma pioneira, a extração de óleo e a produção de biodiesel. A parte mais difícil está na produção de matéria prima. Esse é um dos focos das pesquisas desenvolvidas na Ufla e que discutimos amplamente, com a participação de pesquisadores pertencentes às principais instituições brasileiras geradoras de tecnologia”, explica o professor Antônio Fraga, um dos organizadores do evento.