Colóquio discutirá exploração
de recursos na Lua

Realiza-se, amanhã (09/09), às 17h, no anfiteatro do Departamento de Ciências Exatas, um Colóquio da Física sobre o tema “De quem será a Lua?”, a ser apresentado pelo  Diretor da revista Ciência Hoje, Dr. José Monserrat Filho. Com entrada gratuita, o evento é aberto a toda a comunidade.

Resumo da palestra

40 anos depois da chegada do homem ao solo lunar, os planos de retorno à Lua, agora para explorar seus recursos naturais, levantam sérios problemas políticos, jurídicos e culturais: quem governará a Lua? Os países poderão ter colônias lunares? Como e com que fins seus recursos poderão ser explorados?

O palestrante

O Dr. José  é  Bacharel em Direito pela Universidade da Amizade dos Povos, em Moscou (65), com mestrado em Direito Internacional. Foi aluno da Academia de Direito Internacional de Haia (Holanda) e graduou-se pela Universidade Internacional do Espaço (EVA), em 1989, tendo realizado seu curso na Universidade Louis Pasteur, em Estrasburgo, França. Possui ainda o curso de Doutorado em Direito Internacional realizado pelas Faculdades Integradas Estácio de Sá, do Rio, e pela Faculdade de Direito de Estrasburgo, França. É jornalista desde 58 e foi publicitário (profissional de criação) de 67 a 84. No Rio, trabalhou na Standard (67/71), Norton (71), Denison (71/74) e Caio (74/84), como redator, diretor de criação e VP de Criação.

Desempenhou atividades didáticas como professor de Redação Publicitária na Escola de Comunicação da PUCRJ (84). Ministrou muitas palestras sobre publicidade, divulgação científica, direito internacional e direito espacial. Participou várias vezes do Congresso da Associação Americana de Juristas e da Federação Internacional de Astronáutica. No serviço público, foi assessor de comunicação dos Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Previdência Social, de 85 a 88 (ministro Renato Archer). Fundador e primeiro presidente (por dois períodos) do CCRJ (76-78); idealizador da campanha pela nacionalização do cartaz de cinema dos filmes estrangeiros e promotor dos concursos de cartazes de filmes estrangeiros ("King Kong" e outros); idealizador e promotor do "Prêmio Eleições Diretas"(81-83) no Rio; proponente da moção pela volta à democracia e ao estado de direito, aprovada por aclamação no III Congresso Brás de Propaganda, em SP (78). Foi-lhe concedido, pela ABP, "Destaque de Redação Publicitária". No Colunistas, foi distinguido com medalha de ouro com campanha industrial da década (anos 70). Desde que deixou a atividade publicitária, Monserrat Filho tem sido diretor da revista Ciência Hoje e do Jornal da Ciência Hoje.

Além disso, é autor do Livro Podemos ser mais justos no espaço do que na Terra?  (http://compare.buscape.com.br/direito-e-politica-na-era-espacial-podemos-ser-mais-justos-no-espaco-do-que-na-terra-jose-monserrat-filho-8588782413.html).