Saúde não tem idade

Pedro Farnese / Ascom Ufla

Existem cada vez mais evidências científicas apontando o efeito benéfico de um estilo de vida ativo na manutenção da capacidade funcional e da autonomia física durante o processo de envelhecimento. Essa preocupação vem ao encontro das estimativas populacionais que mostram um aumento significativo na expectativa de vida. Segundo dados de projeção do IBGE, hoje existem mais de 10 milhões de idosos no país e em 10 anos serão mais de 15 milhões, ou seja, um crescimento de 50%. Com o envelhecimento da população cresce também a preocupação com a saúde.

As medidas de prevenção de doenças devem ser focadas em aumentar os anos de vida vividos com saúde, e não meramente prolongar a idade. Essa é a idéia do projeto “Atividade Física e Saúde para Idosos”, desenvolvido pelos Grupos de Pesquisa Laboratório de Pesquisa em Psicologia do Exercício (LAPPEX) e o Laboratório de Investigação e Estudos sobre Metabolismo e Exercício Físico (LIEMEF), do Departamento de Educação Física (DEF). São oferecidas atividades físicas diversificadas como ginástica, dança, musculação, caminhada e atividades esportivas adaptadas. Além disso, o projeto também prevê palestras, oficinas e reuniões que abordem temas sobre saúde e envelhecimento.

De acordo com uma das coordenadoras do projeto, professora Priscila Carneiro Valim-Rogatto, as atividades visam a atender à necessidade de promover atividades direcionadas aos idosos, devido ao aumento da expectativa de vida dos brasileiros. “Pretendemos com este projeto não apenas proporcionar uma melhor qualidade de vida para este público, mas, também, promover uma troca de experiência de vida e conhecimento com os estudantes de graduação da Universidade, e proporcionar à comunidade o uso da estrutura que a Ufla dispõe para o desenvolvimento de atividades que visam a promoção a saúde”.

O professor Gustavo Puggina Rogatto, que também coordena o projeto, explica que os participantes são submetidos a uma avaliação física que permitirá a prescrição do exercício com maior segurança. “A prática de atividades físicas adequadas para o público da terceira idade pode trazer benefícios tanto físicos, como sociais e psicológicos, contribuindo para um estilo de vida mais saudável”.

Os interessados em participar do projeto devem ficar atentos: serão abertas novas vagas para a participação de pessoas com mais de 60 anos para o segundo semestre e as atividades serão no período da tarde.

Dicas para a prática de atividade física na maturidade

• Submeta-se a um exame médico para verificar a aptidão de exercícios físicos regulares;
  • Avise a família quando sair de casa para fazer exercícios e deixe um telefone para contato do local onde está;
  • Use calçado fechado com solado de borracha para evitar escorregões;
  • Não faça exercícios em jejum;
  • Beba água antes, durante e depois da atividade física;
  • Se for iniciante, evite movimentos como giros ou saltos para evitar uma possível queda;
  • Para realizar exercícios musculares, utilize um apoio (cadeira, bastão ou apóie-se na parede);
  • Escolha uma atividade que lhe traga satisfação;
  • Os exercícios devem ser sempre supervisionados por um profissional de Educação Física.

Mais disposição

Participantes do projeto relatam os benefícios adquiridos com a prática de exercícios físicos. Confira alguns depoimentos:

Branca Teixeira – 68 anos

“Tenho uma vida ativa, adoro fazer exercícios físicos. Participar deste projeto é muito estimulante, pois acordo bem mais disposta. A interação com meus colegas de turma e os monitores também é muito agradável.”

Antônio Eustáquio Vieira – 61 anos

“Ficar inativo não está com nada. Fazer exercícios físicos é bom para o corpo e para mente. Estou mais disposto e mais vivo”

Ana Isabel Souza – 65 anos

“Participo deste projeto desde seu início. Tenho sentido muito mais disposição para exercer minhas atividades do dia a dia”