Aluna da escola Tiradentes vence concurso ‘Curta a Leitura’

A Biblioteca Central da Ufla e a TVU fizeram, no dia 27/10, a seleção dos vídeos vencedores do Concurso “Curta a Leitura”, que premiou filmes de 1 a 2 minutos produzidos por crianças e adolescentes de 10 a 17 anos pertencentes a escolas de Lavras e região.

O regulamento explicava ainda que os vídeos deveriam retratar o prazer do jovem “curtindo” a leitura e poderiam ser feitos em câmeras profissionais ou domésticas, celulares e outros aparelhos similares.

Apoiado pela Fundecc, pela Faepe e pela empresa Brasil.com, o concurso contou com a participação de 22 vídeos concorrentes, sendo que 10 deles foram selecionados como pré-finalistas e, destes, cinco foram premiados como vencedores.

De acordo com a Diretora da Biblioteca, Vânia Natal de Oliveira, “o projeto  “Curta a Leitura” é uma iniciativa que pretende mostrar aos jovens que é prazeroso ler sem um determinado compromisso e incentiva-los a usar equipamentos como celular, câmara fotográfica e outros em benefício da leitura. O resultado foi muito bom, quem fez o vídeo entendeu a grandiosidade do “ler” e passará a incentivar outros a fazerem o mesmo”.

Já a Diretora da TVU, Mariza Mesquita Magalhães, ressaltou que “o objetivo da TV, nesta parceria, foi incentivar a leitura entre jovens e adolescentes. Pudemos observar que, mesmo com poucos recursos, os participantes foram bastante criativos na produção dos pequenos filmes”.

Confira abaixo os nomes das crianças autoras dos vídeos vencedores.

1º Ângela Nascimento de Souza – Escola Estadual Tiradentes

2º Ana Cristina Borges da Silva – Escola Estadual Firmino Costa