A Ufla passa a oferecer, a partir do próximo semestre, mais um programa de pós-graduação. Os cursos de mestrado e doutorado em “Recursos Hídricos em Sistemas Agrícolas” foram aprovado pela Capes que destacou, em sua avaliação, a qualificação do corpo docente, com elevada produção científica; a infra-estrutura laboratorial; a capacidade de captação de recursos e a tradição da Universidade no desenvolvimento de pesquisas em áreas consideradas estratégicas para o desenvolvimento do país.
O programa já inicia suas atividades com um padrão de qualidade significativo, sendo reconhecido pela Capes com conceito quatro. Os novos cursos de mestrado e doutorado vão possibilitar a formação e aperfeiçoamento de profissionais de todos os setores econômicos que estejam envolvidos em questões das águas e que desejam se capacitar em conceitos, técnicas e métodos de gestão hídrica em iniciativas públicas e privadas. Serão desenvolvidas duas linhas de pesquisa: “Engenharia e manejo de irrigação e drenagem” e “Recursos hídricos e saneamento ambiental”.
Qualificação acadêmica
O corpo docente, formado por nove professores e três colaboradores, todos do Departamento de Engenharia (DEG), vai desenvolver pesquisas visando às melhores utilizações, conservação e gestão das águas. Além disso, os estudos vão contribuir para o aumento da produção acadêmica no estado de Minas Gerais, incentivando e contribuindo para o desenvolvimento regional e nacional.
De acordo com o pró-Reitor de Pós-Graduação, prof. Mozar José de Brito, a formação de profissionais de gerenciamento de recursos hídricos constitui um grande desafio e propiciará ao profissional tomar decisões que viabilizem as exigências do mercado com foco no desenvolvimento sustentável. “Essa é uma linha de pesquisa que é considerada estratégica do ponto de vista da sobrevivência humana. Trata-se de uma área com forte apelo nacional e internacional, em virtude da necessidade de se repensar o desenvolvimento mundial atrelada às necessidades de se preservar o meio ambiente”.
Expansão com qualidade