Convênio entre Ufla e Feam deve abranger mais 25 cidades

Um segundo ciclo de um convênio firmado entre a Ufla, através da Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc), e a Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) vai possibilitar a elaboração de um sistema adequado de tratamento de resíduos sólidos em cerca de 25 municípios que estão inseridos na área de abrangência da Superintendência Regional de Meio Ambiente do Sul de Minas. A primeira atividade dessa parceria é o seminário “Diretrizes e Metas do Programa de resíduos Sólidos”, na próxima quinta-feira, dia 17, às 13:30h, no Salão de Convenções.

 

O acordo, com vigência até dezembro de 2011, vem ao encontro das políticas públicas de melhoria na qualidade ambiental e tratamento dos esgotos sanitários em cidades da região. A meta é que 60% da população urbana destes municípios estejam atendidas por um sistema adequado de tratamento e disposição final de resíduos sólidos. Além disso, os órgãos envolvidos neste programa pretendem reduzir em até 80% as áreas inadequadas de disposição final, que causam poluição e proliferação de doenças.

 

De acordo com o coordenador do programa, prof. Antônio Marciano da Silva, do Departamento de Engenharia (DEG), esses trabalhos já estão sendo realizados em 16 municípios da região. Para se ter uma idéia da abrangência e importância dessas atividades, apenas no ano passado foram eliminados os lixões de cinco municípios, beneficiando 187.320 habitantes, o que corresponde a aproximadamente 1% da população urbana do estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *