Ufla sedia encontro das comissões de supervisão

Servidores de várias instituições federais de ensino do país, em especial da região Sudeste, estão reunidos, no Sind-Ufla, para o III Encontro Regional Sudeste das Comissões Internas de Supervisão (CIS).

No encontro, pretende-se tratar de assuntos relacionados às instituições federais de ensino e aos servidores técnico-administrativos, além da política de gestão de pessoas nas IFE’s. Afinal, as Comissões Internas de Supervisão (CIS) do Plano de Cargos da Carreira do Pessoal Técnico-Administrativo (PCCTAE) das IFE’s têm o desafio de buscar instrumentos que visem assegurar o cumprimento das ações relacionadas à política de gestão de pessoas na implantação do PCCTAE.

O evento tem o apoio da administração da Ufla e do SindUfla, considerando que ambos compreendem a relevância das CIS nas discussões relacionadas aos técnicos administrativos tanto para a categoria como para a própria instituição.

Problemas & soluções

Na abertura do encontro, o presidente do Sind-Ufla, Edílson Wiliam Lopes, afirmou, entre outras coisas, que a lei 11.091 representou um enorme ganho para os técnicos administrativos. “No entanto, surgiram também alguns problemas e então criaram as CIS para corrigir determinados erros”, disse.

“Pretendemos conhecer pelos menos os principais problemas e, juntamente com informações trazidas por aqueles que participaram da reunião nacional, queremos propor soluções”, complementou o Coordenador da CIS (Ufla), Tales Márcio Giarola.

Mais oportunidades

Já o Pró-Reitor de Planejamento e Gestão da Ufla, prof. José Roberto Soares Scolforo, comentou que a universidade está investindo na capacitação dos técnicos administrativos. “Estamos pleiteando, por exemplo, um Mestrado Profissional em Administração Pública voltado especialmente para os técnicos e pretendemos oferecer, ainda, um Curso de Tecnologia e Gestão Ambiental”, afirmou.

Scolforo citou vários cargos de chefia da Ufla que atualmente são ocupados por técnicos administrativos e finalizou sugerindo que se focasse ainda, no encontro, a inserção dos técnicos na área administrativa das universidades.

O Vice-Reitor da Ufla, prof. Elias Tadeu Fialho, afirmou que a administração não tem medido esforços no que diz respeito a oferecer oportunidades a todos os servidores no que diz respeito ao conhecimento tecnológico e, ao mesmo tempo, propiciar a possibilidade de crescimento institucional nos diferentes setores de suas atividades.

Ele lembrou, ainda, que a Ufla foi a segunda universidade no país a aprovar, no seu Conselho Superior, o Plano de Desenvolvimento dos Integrantes do PCCTAE e seus Programas de Capacitação e Treinamento e de Avaliação de Desempenho.