Até o dia 21, ocorre na Cantina Central da UFLA o II Festival Cultural “Pela Quebra das Correntes”, marcando a Semana da Consciência Negra: atrações culturais estão sendo realizadas no espaço nos horários de maior movimento. A realização é do Levante Popular da Juventude e do Diretório Central dos Estudantes (DCE).
No dia 19, Binho Sebá e Banda e o grupo de break-dance COB se apresentaram; hoje (20), o grupo de capoeira Ginga Universitária fez uma roda durante o horário de almoço e a banda Ziriguidum fará uma apresentação às 20h30.
Amanhã (21), três atrações encerram o Festival: às 12 horas, será apresentado o teatro Sexta Neura, seguido por uma Roda de Orixás. Às 17h40, o grupo de maracatu Baque do Morro mostrará a sua dança. Durante a semana, também é realizada uma oficina de stêncil.
Dia Nacional da Consciência Negra
O Dia Nacional na Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro, coincidindo com o dia da morte do Zumbi de Palmares. O dia e a semana na qual está inserido buscam não apenas lembrar a resistência do negro à escravidão e sua luta pelo fim de diversas espécies de preconceito, mas também celebrar o valor e a riqueza da cultura negra.