Seminário em BH discute a formação de novos engenheiros




Nos próximos dias 7 e 8 de julho, Minas Gerais vai sediar o Seminário Iberoamericano de Educação em Engenharia, promovido pela Asibei, em português, Associação Iberoamericana de Educação em Engenharia. O evento será realizado em Belo Horizonte, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). O principal objetivo do encontro será discutir novas diretrizes para a formação de engenheiros no Estado. A Asibei é um conjunto de associações de educação em engenharia dos países da América Latina mais Portugal e Espanha.

“É a primeira vez que esta reunião acontece em Minas Gerais, o que mostra a força de Minas em educação em Engenharia, uma área estratégica e importante para o desenvolvimento do Estado”, declara o presidente da FAPEMIG, Mario Neto Borges, também diretor acadêmico da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (Abenge), uma das associadas à Asibei. O evento tem o objetivo de contribuir para a discussão e aperfeiçoamento dos currículos dos cursos de graduação em engenharia, para que estes acompanhem a aceleração do desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação. “A CT&I têm se desenvolvido de forma muito avançada e os currículos das faculdades de Engenharia não tem seguido este crescimento, mesmo quando as novas diretrizes curriculares da área possibilitam isto”, explica Borges.

O primeiro dia do encontro (6) será reservado à uma reunião fechada da Asibei. O segundo dia (7) será aberto aos debates e contará com as presenças dos representantes das faculdades mineiras de engenharia, além dos representantes da Asibei, Abenge, Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), FAPEMIG e Fórum das Ipes (Instituições Públicas de Ensino Superior). Um dos convidados será o presidente da Fiemg, Olavo Machado, representando as industrias mineiras, que, segundo Borges são “os maiores usuários dos engenheiros”. De manhã haverá o painel “Responsabilidade social da educação em Engenharia na Iberoamérica”, proferido pelos palestrantes Julio César Cañon, membro do comitê assessor da Asibei e Renato Nunes, reitor da Universidade Federal de Itajubá. Nunes propõe um modelo avançado de currículo na área.

 

À tarde se iniciará com o painel “A responsabilidade acadêmica da formação de engenheiros e seu efeito na sociedade iberoamericana”, com espaço para a apresentação de cada entidade. Logo após as apresentações haverá um trabalho em grupo sobre o mesmo tema. No último dia (8), será elaborada, ainda, a “Declaração de Belo Horizonte”, na qual a Associação expressa suas diretrizes sobre o compromisso dos responsáveis pela formação de novos engenheiros a fim de garantir um verdadeiro efeito na sociedade. Para encerrar o encontro, os participantes vão visitar empresas e centros de pesquisa na área de Engenharia.  

Para participar do evento é necessário fazer inscrição pelo e-mail seminarioengenharia@fapemig.br . Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone: (31) 3280-2105.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *