Teve início, na manhã desta quinta-feira, dia 26, a 14ª edição do Simpósio de Atualização em Genética e Melhoramento de Plantas: A Genética Quantitativa e de Populações. Especialistas de diversas instituições do país estão reunidos na Ufla para discutir os principais avanços e as perspectivas dessa área, tendo como foco a qualificação dos recursos humanos. Na abertura oficial, no Salão de Convenções, foi feita uma homenagem ao professor Roland Vencovsky, um dos grandes nomes da pesquisa em genética e melhoramento de plantas.
Vencovsky foi um dos importantes colaboradores na implantação do programa de pós graduação em Genética e Melhoramentos de Plantas na Ufla, em 1986. Suas pesquisas e publicações científicas colaboram para o desenvolvimento dessa área no Brasil. Com vasta experiência na área de Genética Vegetal e Biométrica, atuou em programas de melhoramento nas espécies de milho, várias hortaliças, cana-de-açúcar, mamoneira, eucaliptos e muitas espécies arbóreas brasileiras. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Vegetal e Genética. Atualmente atua na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP)
O professor teve sua trajetória de vida exibida em um vídeo que contou, também, com depoimentos de antigos orientandos de mestrado e doutorado e colegas de trabalho. “Fico muito honrado com essa homenagem. Tenho muito carinho pela Ufla não apenas pelos colegas que aqui tenho mas, também, pelo reconhecimento do trabalho que é executado, que serve de exemplo para todos nós”, disse Vencovsky ao agradecer a homenagem.
Mais conhecimento
O Simpósio tem como objetivo motivar estudantes para que se dediquem a essa área do conhecimento, aprimorar os conhecimentos obtidos nas diferentes disciplinas do curso; apresentar as perspectivas e desafios para os futuros melhoristas brasileiros; demonstrar a importância e as aplicações da Genética Quantitativa e de Populações para o Melhoramento de Plantas.
A organização do evento é do Núcleo de Estudo de Genética (GEN), o pioneiro na Ufla, criado há 17 anos. De acordo com a coordenadora geral do GEN, Cristiane Firavente Reis, as pesquisas nesta área têm proporcionado inúmeras contribuições ao melhoramento genético e aos estudos evolutivos. “Nos últimos trinta anos, foi realizado no Brasil o treinamento de um contingente expressivo de especialistas nesta área, sendo possível afirmar que o país detém hoje um dos maiores grupos de geneticistas com essa atuação”.
Tradição em pesquisa
Durante a abertura dos trabalhos, foi destacada a importante contribuição das pesquisas realizadas pelo setor de Genética e Melhoramentos de Plantas para a consolidação da Ufla como uma das instituições mais bem conceituadas na pós-graduação. De acordo com o reitor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, os cursos de mestrado e doutorado ofertado e as pesquisas desenvolvidas por estudantes e professores, contribuem para Federal de Lavras estar entre as melhores instituições de ensino do país.