Dirigentes de universidades se reúnem com candidatos de MG

Os dirigentes das 14 universidades que compõem a Ipes-MG (Instituições Públicas do de Ensino Superior de Minas Gerais) estiveram reunidos com seis dos oito candidatos ao Governo do Estado, ontem, dia 9, na Sala de Conselhos da UFMG.

Ao longo do dia, cada candidato se reuniu durante uma hora com os dirigentes das universidades para apresentar suas propostas relacionadas à educação superior, ciência, tecnologia e inovação.

Segundo o presidente do Fórum dos Dirigentes da Ipes – MG e reitor da UFLA, prof. Antônio Nazareno Guimarães Mendes, “todos os candidatos assumiram o compromisso de manter e mesmo ampliar atual política de apoio à ciência, tecnologia e inovação em MG, em especial o repasse de recursos à Fapemig, além do percentual previsto pela constituição (hoje é 1% do orçamento do Estado)”.

“Pelo Fórum de Reitores, manifestei formalmente o interesse em estreitar ainda mais a necessária parceria de nossas universidades com o Governo do Estado, considerando a grande capilaridade que nossas instituições têm hoje em Minas Gerais (estamos em 46 municípios com sede de câmpus e em 80 com sede de pólo de educação a distância). Além disso, dispomos de aproximadamente 30.000 professores e técnicos administrativos altamente qualificados e comprometidos com o papel de nossas instituições, fato que nos credencia a atuar como o meio mais importante para a promoção do desenvolvimento social e econômico do Estado”, afirma Nazareno.

Para a vice-reitora da UFMG, Rocksane de Carvalho, o fórum foi essencial para conhecer as políticas de incentivo ao ensino superior dos candidatos e já começar a construir uma relação mais próxima entre governo e universidades. “Uma relação mais estreita significa a possibilidade de crescimento do ensino da universidade em harmonia com o estado”, disse Rocksane.

Organizado pelo Fórum dos Dirigentes das Instituições Públicas do Ensino Superior, o evento contou com cerca de 50 pessoas entre reitores, vice-reitores, pró-reitores e assessores das 14 instituições públicas de ensino superior de MG.