SBPC dá início à Reunião Regional em Lavras

“Se nós queremos mostrar que ciência e tecnologia são cada vez mais importantes, temos que discutir esses assuntos nos municípios, envolvendo os governos municipais, os representantes do povo e as associações que representam as empresas, enfim, os mais diversos segmentos que compõem a comunidade municipal”, afirmou o presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa para a Ciência (SBPC), Marco Antônio Raupp, durante a abertura da reunião regional da sociedade, hoje (27/09), em Lavras.

Realizada pela primeira vez no Sul de Minas, a reunião está sendo sediada pela UFLA mas também conta com a participação de cinco outras instituições: UFSJ, Unifei, Unifal-MG, UFJF e UFV, com pesquisadores que estarão, durante toda a semana, discutindo ações relacionadas ao tema “Ciência, tecnologia, inovação e o município”.

Universidades parceiras

O reitor da UFLA, prof. Antônio Nazareno Guimarães Mendes, comentou que “a ideia de fazer essa reunião surgiu em Minduri (MG), em novembro do ano passado. Lavras se ofereceu para sediar essa reunião da SBPC, até que o prof. Raupp sugeriu incluir as universidades que participaram da formatação desse evento”.

Nazareno também afirmou que “coincidentemente, há cerca de dois meses, começamos a discutir, juntamente com o Ministério da Educação e outros representantes de órgãos diretamente ligados à educação superior no país, a formação de um consórcio de universidades envolvendo essas instituições, além da UFOP”.

“O assunto ainda não envolveu todos os membros da universidade até porque nós, reitores, estamos formatando uma proposta de um plano de desenvolvimento institucional para apresentar à comunidade universitária. Pretendemos apresentar tal proposta às nossas comunidades até dia 15 de outubro. Considerando o tema desse evento, nós não temos dúvidas de que, com esse consórcio, os municípios das regiões onde essas universidades estão instaladas são as que mais ganharão”, explicou o reitor.

Município & Inovação

Raupp enfatizou que “a SBPC mobiliza a sociedade, mostrando o valor que a ciência, tecnologia e inovação têm no cotidiano de todos. Sem dúvida, esse é um tema importante também para as empresas brasileiras. Afinal, como sobreviverão sem adotarem a inovação? Como isso ocorre a nível municipal? Que propostas podem ser feitas para estimular isso em termos municipais? Como fazer com que o cidadão venha a utilizar, no seu município, a ciência e tecnologia em seu benefício?”

Já o secretário adjunto de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino superior, prof. Evaldo Ferreira Vilela proferiu a conferência de abertura do evento “Como pode o município se desenvolver no mundo da inovação: a economia do conhecimento no território”. De acordo com ele, “muito tem sido feito em termos de inovação no país, mas estamos num momento de aprofundarmos essas ações. Vamos fazemos fazer uma reflexão sobre a camada ‘município’ na questão da inovação”.

Mesa

Também fizeram parte da mesa que dirigiu os trabalhos o pró-reitor de Pós-Graduação, prof. Mozar José de Brito, a pró-reitora de Pesquisa, profª Édila Vilela de Resende Von Pinho, o pró-reitor de Extensão e Cultura, prof. Magno Antônio Patto Ramalho, o vice-reitor da UFJF (representando as universidades parceiras), prof. José Luiz Resende Pereira, o coordenador do 2º Encontro Sul Mineiro de Arborização Urbana, prof. Silvério José Coelho, o coordenador do 4º Simpósio sobre Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, prof. Wilson Magela Gonçalves e a coordenadora do 19º Congresso de Pós-Graduação, Fernanda de Oliveira Bustamante.

Seis eventos num só lugar

Juntamente com a reunião, acontecem ainda o 23º Congresso de Iniciação Científica da UFLA (Ciufla), o 5º Congresso de Extensão da UFLA (Conex), o 19º Congresso de Pós-Graduação, o 2º Encontro Sul- Mineiro sobre Arborização Urbana e o 4º Simpósio sobre Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia. Esses eventos contarão, ao todo, com 24 conferências, 26 mesas redondas e 97minicursos e vários eventos culturais a transcorrerem durante a semana. A programação do evento pode ser conferida pelo www.sbpcnet.org.br/lavras.