Inscrições para etapa do programa de Titulação Simultânea

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação está com inscrições abertas para a segunda etapa do processo seletivo 2011/1 nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPGSS) da UFLA, modalidade de Titulação Simultânea, nível Doutorado entre a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e o Lancaster Environment Centre (LEC) da Lancaster University (LANCS) – Reino Unido.

As inscrições para a essa etapa estarão abertas até a meia-noite (24 horas) de 12/11/2010, horário oficial de Brasília e serão realizadas por meio eletrônico (link disponível no www.prpg.ufla.br)

Dupla Titulação

O programa de Dupla Titulação é fruto da parceria entre a UFLA e o Lancaster Environment Centre e consiste na orientação conjunta de estudantes brasileiros e ingleses em nível de Doutorado por parte de pesquisadores de ambas as instituições. Os estudantes envolvidos no programa desenvolvem obrigatoriamente um ano de seu doutoramento na instituição parceira estrangeira, sendo considerado oficialmente estudante de ambas instituições. A emissão do diploma de doutoramento é reconhecida pelas duas instituições.

A seleção de estudantes se dá por meio de processo seletivo específico (edital no www.prpg.ufla.br). Para 2011, os candidatos com o melhor perfil para o desenvolvimento de projetos são:

Projeto I: The role of floral resources in enhancing biodiversity-dependent ecosystem services in horticulture

Equipe UFLA: LUIS CLÁUDIO PATERNO SILVEIRA

Equipe LANCASTER: ANDREW WILBY

Projeto II: Land-use change and soil microbial communities in Brazilian Amazonia: implications for biodiversity conservation, ecosystem function and land-use sustainability

Equipe UFLA: Fátima Maria de Souza Moreira

Equipe LANCASTER: Richard Bardgett

Projeto III: The diversity and composition of freshwater fish across three Brazilian watersheds: implications for the conservation of biotic integrity.

Equipe UFLA: Paulo dos Santos Pompeu

Equipe LANCASTER: Jos Barlow