Curso capacita educadores de Campos Gerais

Promover e auxiliar a formação permanente e continuada de professores, articulando Universidade e educação básica, para atualizar e disseminar os conhecimentos científicos e técnicos para nas redes municipal e estadual. Estes são os objetivos do programa “Entretecendo cursos e produção de material pedagógico”, desenvolvido pelo Departamento de Educação (DED) da Ufla, que oferece cursos de formação para educadores. Um deles, “Educação Sexual nas Séries Iniciais da Educação Básica”, foi realizado na cidade de Campos Gerais e contou com a participação de 108 educadores.

O curso foi idealizado para dar seqüência ao projeto de extensão “Tecendo Gênero e Diversidade Sexual nos Currículos da Educação Infantil”. A iniciativa tem sido bastante promissora e conta com a parceria da gestão pública municipal. Tanto que as profissionais da Educação Infantil conseguiram aprovar uma lei na Câmara Municipal que implementa a Educação para a Sexualidade nas escolas municipais.

De acordo com coordenadora do curso, prof. Cláudia Ribeiro, para o funcionamento da referida lei torna-se fundamental a formação continuada das profissionais. “É uma honra para a universidade ter a confiança da comunidade em nosso trabalho, como também em estar assumindo um compromisso com a Educação Infantil nas temáticas da sexualidade”.