Persistência. Essa pode ser a palavra que resume o histórico profissional da servidora Viviane Naves de Azevedo Resende, técnico-administrativo da Ufla. Mesmo diante de obstáculos e dificuldades, ela foi à luta e hoje pode se orgulhar de compor a Rede de Multiplicadores em Gestão de Pessoas da Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento.
O Programa de Multiplicadores em Gestão de Pessoas foi implantado em 2008 para atender a demanda de capacitação de pessoal da Administração Pública Federal do Poder Executivo. A iniciativa pretende valorizar e disseminar o conhecimento e as experiências dos servidores públicos, estimulando o compartilhamento de experiências e apoiando as iniciativas de capacitação promovidas pelas instituições, com o aproveitamento de habilidades e conhecimentos dos servidores do seu próprio quadro de pessoal.
Para conquistar este reconhecimento, Viviane passou por um longo caminho de seleção e treinamento. Foram quatro etapas eliminatórias. A primeira, seleção dos candidatos através de análise curricular e experiência comprovada; a segunda, um curso de formação de Técnicas de Ensino e Aprendizagem, a terceira, o Aperfeiçoamento técnico/teórico; e por último, a apresentação in loco de “Ensino Aprendizagem em Gestão de Pessoas: Teoria e Prática”.
Dos 170 candidatos de todo o país selecionados na primeira fase, chegando a 27 na última, Viviane ficou em segundo lugar. “Isso significa que estou certificada para compor a Rede de Multiplicadores em Gestão de Pessoas da Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento. Terei a credibilidade, com autoridade legal, para capacitar servidores de qualquer órgão do Poder Executivo da Administração Federal”.
Viviane trabalha na Ufla desde 1986 e há 14 anos exerce suas funções na Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP). Segundo ela, além do empenho pessoal em conquistar este reconhecimento, o apoio dos seus colegas de trabalho também foi fundamental. “Sei que me esforcei para esta conquista, mas também não posso deixar de agradecer o apoio e a motivação de meus colegas de trabalho e a compreensão de minha família que superou minha ausência nos momentos de estudo. Foi através do trabalho do dia a dia, de minha dedicação e disposição, atendendo as demandas da DGP, que adquiri o conhecimento necessário”.