Durante um período de estágio no Departamento de Ciência de Computação da UFLA, o estudante do curso técnico em mecatrônica do Cefet–MG de Nepomuceno, Márcio Magela Maculan, construiu um braço manipulador robótico.
Orientado pelos profs. Wilian Soares Lacerda, do DCC/UFLA e Carlos Ademir da Silva, do Cefet-MG, a construção do braço de robô já passou pela fase mecânica (chapa, acoplamento de motor, eixos). Agora as próximas etapas envolvem o desenvolvimento das partes de eletrônica e de programação por meio da qual o robô poderá ser controlado por um microcomputador.
De acordo com o prof. Wilian, o braço servirá para a realização de pesquisas e será utilizado em várias disciplinas práticas do curso de Engenharia de Controle e Automação da UFLA. “Afinal, esse braço possui grande parte dos mecanismos utilizados em robôs de indústrias automotivas, pesquisas espaciais ou ambientes inóspitos ao ser humano, como o fundo do oceano”, explica ele.
Tanto os professores quanto o estudante Márcio afirmam que o desenvolvimento desse robô só foi possível em razão de a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura ter aberto processo de seleção para estudantes de todo o país fazerem estágio na UFLA (regulamentação do MEC). “Aproveitei a oportunidade para cumprir meu estágio obrigatório no Laboratório de Eletrônica da UFLA e pude desenvolver algo – experiência bem mais interessante do que apenas repetir ações na área”, finaliza o estudante.