Professor da UFLA é coautor de livro internacional

O prof. José Cleto da Silva Filho, do Departamento de Zootecnia, é um dos autores do livro “Phosphorous and Calcium utilization and requirements in farm animals” (Utilização e exigências de cálcio e fósforo em animais domésticos), lançado na Europa. O livro foi apresentado na Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, em Salvador – BA.

Editado pelos pesquisadores Dorinha M. S. Vitti, da Universidade de São Paulo e Ermias Kebreab, da Universidade de Davis -USA , o livro é formado por 10 capítulos escritos por autores de diversos países entre eles Brasil, EUA, Canadá, Inglaterra, Holanda e Espanha. O pesquisador da UFLA é coautor de três capítulos: “Isotope Dilution Technique”; “Phosphorous and calcium utilization in ruminants using isotope dilution technique”  e “Phosphorous and calcium utilization in non-ruminants using Isotope Dilution Technique” .

Segundo o prof. Cleto, o enfoque principal do livro está na utilização da técnica da diluição isotópica e da modelagem nos estudos relacionados ao metabolismo mineral em diferentes espécies de animais. “Basicamente, essa técnica permite que se calcule a disponibilidade verdadeira dos minerais, em especial do fósforo e do cálcio, dois dos principais macroelementos minerais, ambos de fundamental importância no que diz respeito à nutrição animal”, explica ele.

O conhecimento dessa disponibilidade verdadeira ou biodisponibilidade, como também é conhecida, permite que se faça o balanceamento correto das rações, sem que haja desperdícios desnecessários ao ambiente, além de um forte impacto econômico.

O professor comenta ainda que “embora esses estudos tenham sido aplicados em ovinos, caprinos, bovinos, suínos e aves, é possível aplicá-los também em outras espécies”.

Serviço

O livro pode ser encontrado pelo site da Editora Cabi International (www.cabi.org).