UFLA recebe alunos de Doutorado Interinstitucional

A UFLA recebeu, neste mês, o primeiro grupo de 14 alunos-docentes de diferentes cidades do Estado da Bahia, que fazem parte do Programa de Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Estatística e Experimentação Agropecuária.

Criado pela Capes em 2005, o Dinter oferece formação em nível de doutorado a profissionais que atuam fora dos grandes centros educacionais do país. Em razão disso, utiliza-se da competência de programas de pós-graduação já consolidados, cujo conceito deve ser maior ou igual a cinco.

Financiado pela Capes, o Dinter em Estatística e Experimentação Agropecuária é um convênio firmado entre a UFLA, o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e o Instituto Federal Baiano (IFBaiano), visando a estreitar as relações entre essas IES e qualificar um número considerável de doutores em quatro anos.

Segundo o prof. João Scalon, coordenador acadêmico do projeto, “os alunos do Dinter são estudantes de pós-graduação da UFLA; portanto, seguem o que está estabelecido no Regulamento Geral dos Cursos de Pós-Graduação Stricto sensu da Universidade”.

O curso é dividido em três etapas: na primeira, as disciplinas foram oferecidas pelos professores permanentes do programa, no IFBA- Salvador, entre 2009 e 2010; na segunda os alunos-docentes do IFBA e IFBaino vieram para a UFLA, onde permanecerão até o fim do ano. Posteriormente, os docentes dessas instituições irão trabalhar na tese e, finalmente, o Dinter realizará as defesas no IFBA- Salvador.