Um novo acordo de cooperação internacional entre Brasil e Holanda para pesquisa agropecuária irá permitir o intercâmbio de pesquisadores, capacitação de estudantes de pós-graduação e troca de informações científicas. A parceria foi firmada com a assinatura do presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), Jorge Guimarães, e de Bert Speelman, do Centro de Pesquisa de Wageningen – instituição pública ligada ao Ministério da Agricultura holandês.
O centro holandês é referência em pesquisa agropecuária naquele país, principalmente no desenvolvimento tecnológico de alimentos. Jorge Guimarães disse que o acordo irá beneficiar as instituições de ensino superior brasileiras com pós-graduação reconhecida pelo MEC e que significa um reforço para o desenvolvimento das ciências agrárias no Brasil. ‘O país tem um sucesso grande nessa área, mas é preciso manter a comunidade científica próxima dos avanços tecnológicos’, frisou.
O edital para seleção de grupos de pesquisa e estudantes será lançado no segundo semestre. O foco do programa serão as ciências agrícolas, de alimentos, botânica, zoologia, ambientais, biotecnologia, econômicas e sociais. Para Bert Speelman, o acordo é importante para a universidade holandesa.
‘Temos experiência com brasileiros e queremos ampliar o intercâmbio’, disse. A Universidade de Wageningen já tem firmadas parcerias com a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de Lavras (Ufla).
Os professores Joel Augusto Muniz, pró-reitor de Pós-graduação da Ufla e Edson Ampélio Pozza, presidente do Conselho Deliberativo da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe)estiveram presentes representando a Ufla.
Com informações do Ministério da Educação.