Professor da Ufla é agraciado com Comenda por serviços prestados ao estado e ao país

No último dia 25 de maio de 2006, em Patos de Minas/MG, durante a realização da 48a FENAMILHO (Festa Nacional do Milho), uma das mais importantes feiras agropecuárias do País, o professor Renzo Garcia Von Pinho recebeu do governador do Estado de Minas Gerais a Comenda Antônio Secundino de São José. Trata-se de uma das mais importantes honrarias concedidas no Estado de Minas Gerais a pessoas que se destacaram pelos serviços prestados ao Estado e ao País.

O Professor Renzo é natural de Lavras, nascido no dia 26/04/1966, é formado em Agronomia pela antiga ESAL em 1987 e possui mestrado e doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas. O professor trabalhou durante vários anos na iniciativa privada na área de Melhoramento Genético Vegetal onde desenvolveu várias cultivares de milho que são amplamente utilizadas pelos agricultores em várias regiões do Brasil.

Há aproximadamente nove anos o professor Renzo está lotado no Departamento de Agricultura da Ufla desenvolvendo atividades acadêmicas, de pesquisa e de extensão com a Cultura do Milho. Nesse período, por iniciativa do professor e sob a coordenação do mesmo foram realizados vários eventos sobre a Cultura do Milho, sendo o principal o já tradicional “Encontro Técnico da Cultura do Milho”, evento que acontece anualmente no Campus da Ufla, e que tem contribuído para a melhoria nas técnicas de cultivo e comercialização do milho no Estado de Minas Gerais, além de ter incentivado a realização de vários outros eventos de extensão na área agrícola no Estado.

Na área de pesquisa a contribuição do professor também é relevante, tendo coordenado vários projetos de pesquisa na área de Melhoramento Genético e Manejo e Tratos Culturais na Cultura do Milho. Os resultados das pesquisas conduzidas pelo professor já geraram a publicação de cerca de 80 artigos científicos em revistas nacionais e internacionais e a orientação de 20 estudantes de mestrado, 5 de doutorado, além de 40 estudantes de graduação.