Capes aprova novos cursos de mestrado e doutorado da Ufla

Em reunião do Conselho Técnico Científico (CTC) da Capes realizada no dia 07 de junho de 2006 a Unversidade Federal de Lavras teve a aprovação de um novo programa de pós-graduação em ‘Ciência e Tecnologia da Madeira’ que oferecerá cursos nos níveis de mestrado e de doutorado.

Com os dois novos cursos, a Ufla passa a ocupar posição ainda mais destacada no cenário da pós-graduação brasileira oferecendo a seus alunos de pós-graduação 15 cursos de doutorado e 18 de mestrado, tornando-se uma ‘Universidade de Pesquisa’ que é aquela que tem no mínimo 15 cursos de doutorado e produz pelo menos 50 doutores por ano. O critério do número de doutores formados anualmente já foi conseguido pela Ufla desde de 2003. Com o novo doutorado em “Ciência e Tecnologia da Madeira” a Ufla entra no grupo das grandes universidades de pesquisa do Brasil: USP, UFRJ, Unesp, UFRGS, Unicamp, UFMG, Unifesp, UFPE, UnB, UFPR, UFSC, PUC-RJ, UFF, UFV, UFBA e PUC-SP.

O Pró-Reitor de Pós-Graduação, prof. Joel Augusto Muniz ‘registra a participção do Departamento de Ciências Florestais sob a liderança do prof. Lourival Marin Mendes e os docentes do setor de Tecnologia da Madeira, responsáveis pelo novo programa. Vale lembrar a atuação decisiva do prof. José Tarcísio Lima presidente da comissão responsável pela elaboração da proposta APCN. Um destaque também ao trabalho de orientação em todo o processo de tramitação da proposta, do prof. José Oswaldo Siqueira, Coordenador do Programa de PG em Solos e Nutrição de Plantas, representante da Área de Ciências Agrárias na Capes e membro do CTC, que sempre tem colaborado com instruções objetivas no preparo e encaminhamento de projetos de novos cursos de pós-graduação’.

‘A PRPG reconhece publicamente a participação e comprometimento de todos os órgãos colegiados da Ufla envolvidos na aprovação da proposta do novo programa, compartilhando com todos o resultado: Assembléia do DCF, Câmara de Assuntos Acadêmicos da Coordenadoria de Pós-Graduação Stricto Sensu, Assembléia da CPGSS/PRPG, Assembléia do Conselho de Pós-Graduação/PRPG, Câmara de PG do Cepe, Assembléia do Cepe, Câmara de PG do Cuni e Assembléia do Cuni. Todos os órgãos atuaram de forma articulada, não medindo esforços para viabilizar a apreciação e aprovação do novo programa de pós-graduação em reuniões extraordinárias, possibilitando o encaminhamento da proposta à Capes, dentro do calendário estabelecido, finaliza o prof.Joel Muniz.

Mais detalhes sobre os novos cursos de PG do Brasil podem ser vistos em (http://www.capes.gov.br/capes/portal/conteudo/Resultado_CTC.pdf).