Ufla realiza convênio com o Banco do Brasil e lança Curso de MBA em desenvolvimento regional sustentável

Em convênio firmado com Banco do Brasil S/A, a Universidade Federal de Lavras (Ufla), através do Departamento de Administração e Economia (DAE), lança curso de MBA Desenvolvimento Regional Sustentável, pós-graduação lato sensu.

O Público do MBA é composto pelos funcionários das carreiras administrativa e técnico-científica do Banco, tendo como objetivos: desenvolver competências técnico-gerencial e ético-política para a prática de Desenvolvimento Regional Sustentável, em conformidade com os direcionadores estratégicos definidos pelo Banco, implementar visão articulada e integradora do tema e incorporar os princípios do Desenvolvimento Regional Sustentável na prática administrativa e negocial.

Outras universidades integram o projeto, para planejamento e execução das ações desse curso, através do Consórcio entre: Universidade de Brasília, Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal de Lavras, Universidade Federal do Mato Grosso e Universidade de São Paulo – Ribeirão Preto.

O projeto é um sistema de ensino modular, ofertado a distância, com conteúdos interativos e encontros presenciais, aliados às novas tecnologias de informação e comunicação com mediação de aprendizagem por meio de tutoria à distância de maneira que possibilite ações de capacitação para um público amplo e geograficamente disperso.

Em função dos conteúdos direcionados para o desenvolvimento sustentável espera-se que os egressos, como agentes de mudança, possam promover o desenvolvimento, respeitando o social. Neste sentido presume-se que todo projeto desenvolvido amplie o conhecimento a partir do desenvolvimento sustentável e da contextualização do agronegócio, com a visão de cadeia e inserção da organização no ambiente econômico, ecológico e social.

O curso será oferecido uma vez por ano, com a possibilidade de duas ofertas anuais em função da intenção do Banco do Brasil treinar 10.000 funcionários nesta área.

O curso será composto de 13 disciplinas, totalizando 480 horas de ensino, com duração mínima de 12 meses (um ano) e máxima de 24 meses (2 anos).

O material didático estarão disponibilizados sob a forma de livro-didático, fita de vídeo e material de conteúdo dinâmico, disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem, composto de: artigos, notícias, links, sites, que se traduzem num conteúdo que deve ser construído coletivamente.

Serão vinte (20) as cidades pólos, selecionadas pelo Banco, para atenderem inicialmente a demanda, distribuídas pelos Estados de: MG, RJ, ES, RN, MA e PE. Este curso proporcionará aos gestores do Banco do Brasil maior conhecimento e habilidade para auxiliar, não apenas a iniciativa privada, mas também organizações de base social (tais como cooperativas rurais, artesanato, trabalhadores, pequenos proprietários, etc), no planejamento e administração bem sucedida de seus empreendimentos.