Ufla fará migração para Software Livre

Foi dada a largada a um projeto de migração para software livre na Universidade Federal de Lavras (Ufla), que deverá ocorrer, como experiência piloto, no Departamento de Engenharia nos próximos meses e poderá ser ampliada aos demais departamentos e órgãos da Ufla. A idéia-chave da migração é realizá-la de forma gradual, com uma etapa inicial de esclarecimento e aprendizagem, sobre as vantagens e desvantagens do software livre, sobre a sua utilização prática no dia-a-dia da universidade. Somente então, de modo voluntário e de acordo com as especificidades do departamento, será feita a migração.

As justificativas para essa migração são basicamente: reduzir problemas com vírus, trojans e spams, e realizar um processo de adequação dos programas utilizados na universidade. Sabe-se que a utilização de programas de escritório e de Internet, no trabalho diário de funcionários e professores da Ufla, vem crescendo ano a ano, o que se traduz em volume cada vez maior de tráfego na rede interna da Ufla. Isso, por si só, não traz maiores problemas. Por outro lado, porém, a utilização inadequada de programas de Internet, particularmente no manuseio de programas inseguros, como por exemplo o MS Outlook, tem trazido problemas no uso dos computadores e no gerenciamento da rede Ufla. O projeto de migração – promovido pelo Departamento de Ciência da Computação (DCC) e pelo Centro de Informática (CIN) – visa, portanto, atacar esses problemas, realizando uma migração gradual no Departamento de Engenharia (DEG) de programas proprietários, como o Windows e Office, para softwares livres, como Linux e Open Office. O DEG, como departamento piloto da migração, já deu o sinal verde para a migração, aprovando em assembléia departamental a sua participação no processo, se constituindo num positivo exemplo para a Ufla.

A migração será realizada em duas etapas. Na primeira, uma equipe de trabalho, treinada previamente pelo CIN, ministrará um curso básico de Linux e Software Livre, para funcionários e professores do DEG. Na segunda etapa, esta equipe ensinará e instalará o Linux e Software Livre nos computadores dos professores e funcionários do DEG, interessados em migrar. Essa migração, nas duas etapas, contará com o suporte do CIN e, principalmente, de uma equipe de trabalho, formada por alunos do Curso de Ciência da Computação, e organizados no Grupo Tecnolivre (Cooperativa de Tecnologias e Soluções Livres – www.tecnolivre.ufla.br). A parte inicial deste projeto, a capacitação da equipe de trabalho, já se encontra em andamento, desde meados de julho. A segunda parte, a apresentação e o curso básico no DEG, deverá ocorrer em breve. Esta equipe também será responsável, em comum acordo com o CIN e o DEG, em estudar e preparar uma distribuição Linux adequada ao DEG, baseada possivelmente nas distribuições Kurumin ou Ubuntu.