45ª Reunião da SBZ acontecerá na Ufla, em 2008

A 45ª Reunião da Sociedade Brasileira de Zootecnia será realizada na ultima semana de julho de 2008 em Lavras, na Universidade Federal de Lavras (Ufla). O Departamento de Zootecnia (DZO), ao se candidatar para sede da reunião, alem da inserção de seus docentes e discentes, usou como argumento de que esse importante evento da área de Ciências Agrárias do país, seria um dos eventos comemorativos dos 100 anos da Ufla. O pleito foi aprovado, em assembléia da Sociedade na 40ª Reunião em 2001, em Santa Maria/RS.

Professores e estudantes já estão se mobilizando para que a reunião em Lavras, a exemplo do que ocorreu, quando a Ufla foi sede da 29ª Reunião, pela primeira vez, em 1992. Como preparativos, a Zootecnia da Ufla, tem participado efetivamente das reuniões que antecedem a de 2008 esteve presente na 41ª em Campo Grande/MS; 42ª em Goiânia/GO, e em 2006 na 43ª em João Pessoa/PB. Nesta ultima, a Ufla, através dos departamentos de Departamento de Zootecnia, Veterinária e Ciência dos Alimentos, participou com 26 alunos de graduação e pós-graduação e 11 professores, apresentando e publicando 31 trabalhos.

No evento, o prof. Tarcísio de Moraes Gonçalves, de Melhoramento Animal, foi contemplado com o “Prêmio Geraldo Gonçalves Carneiro”, pelo melhor trabalho publicado na Revista Brasileira de Zootecnia em 2006, com o artigo intitulado “Modelos alternativos para detecção de loco de características quantitativas (QTL) de carcaça e crescimento nos cromossomos 4, 5 e 7 de suínos”. Também, na reunião de João Pessoa/PB, o prof. Antônio Ricardo Evangelista, assumiu a primeira vice-presidência da SBZ, seguindo as normas da Sociedade, com vistas à reunião de 2008, em Lavras.

A próxima Reunião em 2007 acontecerá em Jaboticabal/SP, sobre a presidência de um ex-aluno do curso de Zootecnia da Ufla, o Professor Kleber Tomas de Rezende.

O prof. Ricardo Evangelista “conclama a comunidade de Lavras, bem como da Ufla, a colaborar com a 45a Reunião, em 2008, para a qual se espera um número de inscritos superior a 1.500 participantes, que permanecerão em Lavras por quatro a cinco dias, participando de mais de 10 simpósios simultâneos e apresentando em torno de 1.600 a 1.800 artigos na área de Zootecnia, que serão publicados nos anais da Reunião”.

Mais informações: aricardo@ufla.br