Ufla regulamenta a carreira de professor associado

O Conselho Universitário (Cuni) da Universidade Federal de Lavras (Ufla) aprovou, no dia 5 de julho, resolução que define os critérios para a progressão vertical para a classe de Professor Associado da Carreira de magistério superior, criada pela Medida Provisória 295, de maio, deste ano e detalhada na Portaria 7, do Ministério da Educação, editada em 29 de junho passado.

A Banca Examinadora incumbida de realizar avaliação de desempenho acadêmico dos docentes da Ufla, com vistas à concessão de progressão funcional para a Classe de Professor Associado da Carreira de Magistério Superior é composta pelos Professores Titulares: Agostinho Roberto de Abreu (Presidente), Janice Guedes de Carvalho, Paulo César de Aguiar Paiva, Amauri Alves de Alvarenga, Juan Ramon Olalquiaga Perez e Gilberto Lage.

Para a progressão à nova classe intermediária entre as de Professor Adjunto e Titular, o docente deverá estar há dois anos, no mínimo, no último nível da Classe de Professor Adjunto; possuir título de Doutor ou Livre-Docente e ser aprovado em avaliação de desempenho acadêmico, pela Banca Examinadora.

Para o presidente da Banca Examinadora, prof. Agostinho de Abreu “a Ufla foi a primeira Universidade a promover a promoção de seus Docentes, tendo, até o momento, efetivada a progressão de noventa professores. A Banca tem procurado trabalhar de forma simplificada, atendendo de imediato os pedidos, e tem contado com ajuda fundamental da CPPD/Ufla”.