Professores da Ufla obtêm aprovação de projeto no Programa Petrobrás Fome Zero

Professores da Universidade Federal de Lavras (Ufla), participaram de solenidade na sede da Petrobrás, no Rio de Janeiro, quando, foram anunciadas a aprovação dos projetos concorrentes ao Programa Petrobrás Fome Zero.

O projeto da Ufla, foi um dos 174 finalistas, em um total de 4.517 inscritos de todo o país. Foram aprovados apenas 76 e desse total 5 em Minas Gerais. Esse programa está na sua terceira edição.

O projeto é intitulado ‘Galpão cidadão: potencilaizando Jovens e Adultos para o Emprego, Renda e Cidadania na Horticultura Familiar e Informática Básica’. Proposto para ser desenvolvido em parceria entre a Universidade Federal de Lavras (Ufla), a Fundação Padre Dehon e o Centro Universitário de Lavras – Unilavras. Tem por objetivo capacitar jovens e adultos de famílias de baixa renda, residentes na cidade de Lavras/MG, em horticultura de quintais e informática, visando o aproveitamento econômico de quintais de suas residências, com o cultivo orgânico de hortaliças voltadas para o comércio local e o consumo familiar, bem como a profissionalização na utilização, montagem e manutenção de computadores, numa perspectiva de geração de renda, melhoria do estado nutricional e de aumento da potencialidade dessas pessoas para o mercado de trabalho, seja no emprego formal ou em atividades autônomas em empreendimentos pessoais ou associativos.

Serão beneficiadas 120 famílias carentes dos bairros periféricos de Lavras, na horticultura de quintais e 144 jovens e adultos desempregados nos cursos de computação, sendo capacitados em software e hardware.

Para o coordenador do projeto, prof. Elias Rodrigues de Oliveira “a ação extensionista da Ufla pode ser destaque pelo impacto positivo na inclusão social, e pela qualificação profissional oferecida à população carente de Lavras”

Todos os cursos serão gratuitos e serão ministrados por estudantes da Ufla sob a coordenação de professores do DAE, DAG, DCA e DCC.