Reinaugurada Praça Mr. John Wheelock no Trevo da Ufla

Foi reinaugurada na última sexta-feira, dia 20, a Praça Mr. John Wheelock no trevo da Ufla. Estiveram presentes na solenidade a prefeita Jussara Menicucci, o vice-prefeito, Ênio Mendes Siqueira, o reitor da Universidade Federal de Lavras, Antônio Nazareno Guimarães Mendes, o vice-reitor, Ricardo Pereira Reis, a diretora da Fundecc, Iara Alvarenga Mesquita Pereira, a reitora do Unilavras, Dilma Tourino, vereadores, professores, secretários municipais e outras autoridades. A solenidade também contou com a presença da Banda de Música do 8º Batalhão da Polícia Militar, que executou os hinos nacional e municipal.

Essa obra é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Lavras e atende uma velha reivindicação dos estudantes e da comunidade. A praça recebeu canteiros de flores, rampas para portadores de necessidades especiais, gramado e uma fonte.

Na ocasião, o reitor, Prof. Antônio Nazareno Mendes, agradeceu o empenho da Prefeita Municipal de Lavras, Jussara Menicucci, na conclusão do projeto de revitalização da Praça John Wheelock. Disse ainda que, ‘embora a obra beneficie diretamente toda a comunidade
lavrense, em particular aqueles que trafegam diariamente no sentido Ijaci-Lavras e pela Avenida Perimetral, atende de modo especial a comunidade acadêmica da UFLA’. Afirmou ainda ser um belo presente à nossa Universidade, inclusive porque dois importantes professores da Instituição são também lembrados naquele local: o Prof. John Wheelock,
que empresta seu nome à Praça e que foi o ‘consolidador’ da Escola Agrícola de Lavras, ocupando a direção por três mandatos desde 1926 (em diferentes períodos nas décadas de 1920, 1930, 1940 e 1950) e colaborando decisivamente para a consolidação da Instituição por mais de 15 anos em sua administração; e o Prof. Edmir Sá Santos que também empresta seu nome à Rotatória, numa justa homenagem prestada pela Câmara Municipal de Lavras, já que foi uma das pessoas que mais integrou a Universidade à comunidade, em especial nas obras sociais destinadas às famílias carentes de Lavras’.

A praça foi denominada John Wheelock através de uma Lei Municipal sancionada no dia 29 de novembro de 1966. Mr. Wheelock nasceu nos Estados Unidos, foi diplomado em 1920, no curso de Agronomia pelo Colégio de Agricultura e Mecânica do Texas. Mais tarde, especializou-se nos cursos de fruticultura subtropical em 1930, na Universidade da Califórnia, e em Ecologia e Agrologia na IOWA State College. Transferiu-se em 1922 para o Brasil, vindo a lecionar na Escola Superior de Agricultura de Lavras, hoje Ufla. Foi diversas vezes diretor da Esal e se destacou na sua construção e consolidação.