Programa de fomento à pesquisa espacial está com inscrições abertas

A pesquisa científica e tecnológica espacial é desenvolvida principalmente nos institutos vinculados ao próprio sistema governamental do Programa Espacial Brasileiro. Entretanto, as universidades e institutos de pesquisa também têm a chance de participar por intermédio do Programa Uniespaço, da Agência Espacial Brasileira (AEB).

O anúncio de oportunidades está aberto e recebe inscrições até o dia 20 de março. As instituições podem se candidatar isoladamente, em consórcio ou associação, para projetos com duração máxima de 24 meses.

Ao todo, são quatro áreas de interesse, assim definidas: “Veículos espaciais”, “Materiais”, “Computador de bordo para aplicação espacial” e “Sensores e atuadores para sistemas de controle de atitude de satélites”.

Cada tema está subdividido em segmentos considerados indispensáveis para as atividades espaciais. Em “Veículos Espaciais”, por exemplo, encontram-se os tópicos “Processos de combustão em motores-foguetes”, “Aerotermodinâmica de veículos de reeentrada” e ´Trajetória e dinâmica de vôo”.

O Programa Uniespaço tem o objetivo de formar, tornar operacional e aperfeiçoar uma base de pesquisa e desenvolvimento composta por núcleos sediados em universidades, centros de pesquisa e instituições congêneres, capazes de realizar estudos, pesquisas e desenvolvimento de interesse da área espacial.

O Anúncio de Oportunidades encontra-se disponível no site da AEB – www.aeb.gov.br em Uniespaço – Formulário – AO 01/2006.

Fabiana Vasconcelos

Assessoria de Imprensa da Agência Espacial Brasileira