Método de submissão de propostas passa por modernização

A Fapemig iniciou 2007 cheia de novidades. Além do lançamento dos dois primeiros editais do ano, que correspondem, sozinhos, a todo o orçamento institucional de 2003, a fundação apresenta uma nova ferramenta que tem o objetivo de modernizar e agilizar os trâmites de solicitações e recursos da Fundação. A partir de agora, as propostas de pesquisa devem ser submetidas eletronicamente, por meio do sistema Agil Fap (Ambiente de Gestão Informação e Logística para Fundações de Amparo).

O coordenador de pesquisa que quiser concorrer ao Edital Universal 2007 e ao Edital de Manutenção de Equipamentos deverá se cadastrar no novo sistema, onde terá como login o número de seu CPF e poderá escolher uma senha pessoal.Ao acessar o sistema, o pesquisador deve preencher todo o formulário de solicitação,que, ao final, deverá ser submetido eletronicamente e enviado em cópia impressa para a Fapemig. Com a mudança, formulários antigos não serão mais aceitos. Todo o processo é validado eletronicamente, sendo o envio do documento em cópia impressa uma medida para garantir a segurança do pesquisador durante a implantação do novo método. A partir de 2008, o envio da cópia impressa não será mais necessário.

Ao acessar a plataforma eletrônica, além do menu principal, o usuário cadastrado terá quatro serviços disponíveis: preenchimento dos formulários de solicitação de apoios, acesso a formulários incompletos para dar continuidade ao preenchimento, acompanhamento da situação de processos submetidos eletronicamente e atualização de dados cadastrais. O pesquisador poderá também consultar regras para concorrer a cada modalidade.

A nova ferramenta

O AGILFAP é uma solução via internet para submissão, avaliação e acompanhamento de propostas enviadas à Fapemig. O novo método garante comodidade à comunidade científica, além de otimizar as atividades de funcionários e reduzir gastos e tempo. Entre as ações que a ferramenta gerencia estão os principais processos desenrolados na agência de fomento, como a submissão de projetos, a prestação de contas de auxílios, o acompanhamento dos trâmites de solicitações e avaliações, a pré-análise e o termo de outorga.

O AGIL FAP já foi implantado com sucesso na Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), criadora e pioneira no uso do programa, e nas Fundações de Amparo à Pesquisa dos estados de Ceará, Mato Grosso, Maranhão e Rio Grande do Sul. Na Fapemig, a adoção será um processo gradativo, que começa com a submissão das propostas de financiamento para o Edital Universal e deve ser totalmente concluído até setembro deste ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *