Oportunidades para experimentos em microgravidade

A Agência Espacial Brasileira (AEB), em cooperação com a Academia Brasileira de Ciências (ABC), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE/CTA), está oferecendo à comunidade científica e tecnológica nacional seu Terceiro Anúncio de Oportunidades (AO), como parte de seu Programa Microgravidade, para experimentos científicos e tecnológicos em microgravidade.

Os termos completos da chamada para o AO, bem como o formulário de inscrição on-line, podem ser encontrados no “site” da AEB (www.aeb.gov.br). Este 3º AO contempla a realização de experimentos brasileiros tanto na Estação Espacial Internacional (ISS), para um vôo orbital de dez dias, como numa missão com foguete de sondagem VSB-30 do IAE/CTA, que disponibilizará em vôo sub-orbital, aproximadamente seis minutos de microgravidade.

As propostas para a ISS e para o VSB-30 são não excludentes podendo, inclusive, para o vôo no VSB-30, propor-se testes de partes de experimentos para a ISS. As propostas deverão ser submetidas até o dia 20 de março de 2007, com o vôo no foguete VSB-30 previsto para julho de 2008 e o da ISS previsto para setembro de 2009.

Mais informações pelo telefone 0xx61-34115672 ou e-mail martach@aeb.gov.br , com a gerente do programa Sra. Marta Carvalho Humann.