Ufla seleciona a logomarca comemorativa dos 100 anos da Instituição

A Universidade Federal de Lavras (Ufla), que em 2008 estará completando 100 anos, realizou concurso público para a escolha da logomarca comemorativa dos 100 anos. Após a conclusão de todo o processo de avaliação o autor da proposta vencedora foi Wagner Alves Nogueira, servidor público do INSS de Lavras/MG.

Foram considerados os seguintes critérios de julgamento dos trabalhos como: Tema proposto, Criatividade, Originalidade, Comunicação e Aplicabilidade.

Na concepção do autor “proposta sintetiza a história de sucesso da Ufla construída ao longo dos seus 100 anos. Seu conhecido globo azul com o triângulo de Minas ao centro passa a ter mais um significado que é a representação do número 1 (de pioneirismo) formando juntamente com as duas alianças entrelaçadas o número 100. Estas duas alianças entrelaçadas simbolizam união, representando os fortes laços e vínculos da Universidade com seus parceiros, com a comunidade lavrense, acadêmica, científica e meio de comunicação. Foi preservada a logotipia do nome Ufla associada aos 100 anos para marcar esta data histórica”.

A logomarca será utilizada durante o período de março de 2007 a dezembro de 2008, em todo material de divulgação produzido pela Universidade e em todos os documentos, produtos e peças alusivas à comemoração do primeiro centenário de fundação da instituição, bem como toda a mídia impressa e eletrônica.

O autor do trabalho vencedor receberá um certificado e um prêmio em dinheiro no valor total de R$ 1.000,00 (mil reais) oferecido pela Fundação de Apoio, Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe) e pela Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural(FUNDECC).

No concurso concorreram 75 trabalhos originários de 10 estados, a saber: (MG) Lavras, Caratinga, Campo Belo, Ribeirão Vermelho, Belo Horizonte, Itumirim – Montes Claros, Juiz de Fora, João Pinheiro, Pouso Alegre, Cambuí e Formiga (SP) São Carlos, Taboão da Serra, Jundiaí, Campinas e Franca, (RJ) Rio de Janeiro e Niterói, (PA) Belém e Ananindeua, (PB) João Pessoa, (GO) Goiânia, (SE) Aracaju, (SC) Blumenau, (PE) Recife e (ES) Vitória. Dos inscritos, 6 (seis) trabalhos foram rejeitados por não cumprir o regulamento.

A Comissão Avaliadora do Concurso para escolha da logomarca comemorativa foi composta por José Reinaldo dos Reis Ferreira (Presidente), Carlos Eduardo Silva Volpato, Henrique César Pereira Figueiredo, José Egmar Falco, José Mauricio de Resende e Silvia Aparecida de Rezende.

Visualização em: www.ufla.br/logomarca/logomarca.htm