Ufla inicia inscrições para o Programa de Formação Continuada na Educação Básica

Objetivando promover e ampliar a formação docente continuada e permanente, articulando Universidade e Educação Básica, atualizando e disseminando conhecimentos científicos e técnicos para docentes da rede pública estadual e municipal da cidade de Lavras e região, bem como, produzir materiais didáticos-científicos que possibilitem uma melhoria da qualidade dos processos de ensino e aprendizagem, inicia-se a Terceira Etapa do Programa de Formação Continuada na Educação Básica: Entretecendo Cursos e Produção de Material Pedagógico.

O Programa foi aprovado pelo MEC através do Edital ROEXT 2006, cuja coordenação geral está a cargo da professora Ila Maria Silva de Souza do Departamento de Educação da Ufla e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Formação de Educadores e Educadoras.

Participam deste Programa os diferentes departamentos diáticos-científicos da Ufla que trabalham articulados no Programa de Formação Continuada Docente tendo como objetivo, além da formação humana e profissional de educadores e educadoras, profissionais que atuam na educação básica das escolas públicas, buscar maior inserção social na comunidade, contribuindo assim para a ampliação da função social da Universidade atendendo a população de Lavras e região.

Nesta terceira versão do Programa, serão oferecidos dez cursos que abrangerão várias áreas do conhecimento e que serão coordenados por docentes dos Departamentos de Química, Estatística, Educação Física, Educação, Veterinária, Computação e Administração. São eles: Xadrez na Escola, Educação Física e Saúde, Literatura Infantil, Educação e Posse Responsável de Animais, Educação Ambiental e Saúde: Múltiplos Olhares sobre a Água, Gestão Participativa na Educação Básica, Educação Matemática, Educação Sexual nas séries iniciais da Educação Básica, Química para Crianças e Inclusão Digital e Jogos Cooperativos Computacionais.

O Programa de Formação Continuada na Educação Básica: Entretecendo Cursos e Produção de Material Pedagógico, referenda o clássico tripé ensino, pesquisa e extensão em ações que ampliam o conceito de formação profissional, bem como o próprio conceito de sala de aula, entendendo, ambos, enquanto espaços formativos mais abrangentes, inclusive, para seus próprios profissionais, sejam docentes ou de outras atividades acadêmico-institucionais.

As inscrições poderão ser realizadas no Departamento de Educação da Ufla a partir de segunda-feira, dia 12, até o dia 2/3/2007 na secretaria do departamento das 8h às 11h e das 13h às 17h. No ato da inscrição, as/os interessadas/os, deverão preencher formulário próprio, entregar seu currículo e uma declaração da escola em que atua, atestando o efetivo exercício profissional docente. Os cursos terão duração variada de acordo com um calendário pré-estabelecido e será exigida freqüência de 85% nos encontros.

Informações adicionais na secretaria do Departamento de Educação, através do telefone (35) 3829-1445.