MEC Estuda Formato de Mestrado a Distância

O Ministério da Educação estuda a articulação de um programa de mestrado à distância. Em reunião entre representantes da Secretaria de Educação a Distância (Seed) e da Universidade Virtual Pública do Brasil (Unirede), além de coordenadores de programas de pós-graduação de diversas universidades do país, o secretário de Educação a Distância, Ronaldo Mota, disse que a proposta é trabalhar em cursos apoiados em linhas de pesquisas já existentes e não fugir da maneira pela qual a Capes atua.

As discussões abordaram temas como áreas de atuação e modalidade em que serão realizados os cursos; se será feito em mestrado profissional ou acadêmico; e a utilização das diversas tecnologias nos cursos.

Durante a reunião foi apresentada proposta inspirada na rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio), em que diversas instituições atuam em consórcios na área de pós-graduação.

O presidente da Capes, Jorge Guimarães, disse que acredita no projeto, afirmando que a educação a distância é uma ferramenta poderosa para enfrentar os desafios da educação brasileira, mas que é preciso ter cuidado ao lidar com a modalidade.

O comitê político da Unirede vai fazer levantamento das linhas de pesquisas já utilizadas em outras instituições e das universidades que já têm competência na área. Após o levantamento serão feitas outras reuniões para as decisões sobre a implantação do mestrado em educação a distancia sejam mais precisas.