Iniciados os preparativos para a 10ª. Edição da EXPOCAFÉ

A Universidade Federal de Lavras (Ufla), estará promovendo a décima edição da EXPOCAFÉ, no período de 20 a 22/06/2007, na Fazenda Experimental da EPAMIG, município de Três Pontas – MG.

A EXPOCAFÉ é a única feira de exposição do Agronegócio Café, registrada no Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras, uma síntese das principais feiras e exposições do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do ano de 2007.
Como nas edições anteriores, a feira conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Três Pontas, Emater, Epamig, Ima, cooperativas como Cocatrel e Unicoop.

O destaque e a garantia para a realização de bons negócios na própria EXPOCAFÉ é a presença este ano, do Sebrae/Minas que irá proporcionar uma Rodada de Negócios, oferecendo a praticidade e agilidade na comercialização de produtos e serviços.

Durante esses três dias, as atenções dos mercados cafeeiros nacional e internacional se voltam para a EXPOCAFÉ, que deverá comemorar seus dez anos abrindo espaço para mais debates em torno do agronegócio, uma tendência identificada nas últimas edições.
São esperadas várias autoridades para a abertura da feira que deverão também participar de palestras e debates junto aos expositores e visitantes. A feira oferece a possibilidade de estreitar relacionamentos entre diversas cadeias do setor produtivo, troca de experiências, mostras de inovações tecnológicas, negócios e novidades.

A cada ano surgem novas oportunidades na EXPOCAFÉ.
As atividades de campo, como demonstrativos de defensivos e de fertilizantes, áreas de culturas, dinâmica de máquinas no campo, transportam para o cafezal da Fazenda da Epamig, estudantes, cafeicultores, profissionais interessados que aplicam os conhecimentos ali adquiridos em suas propriedades.
O objetivo da feira é levar aos empresários rurais tecnologias disponíveis e essenciais à competitividade e sustentabilidade do sistema produtivo e mostrar aos visitantes e interessados, as diferentes oportunidades no agronegócio café.

Serviços e produtos
Vários expositores participam da feira durante os dez anos, contabilizando bons resultados e testemunham sobre a importância do evento no cenário comercial.
Quem visitar a EXPOCAFÉ certamente encontrará a maior diversidade em produtos e serviços para sua propriedade e lavoura. Poderá conhecer técnicas e novidades para secagem do café, melhorias do solo, fungicidas, adubação. Encontrará trituradoras, arruador de café, tratores, peças e implementos, sacarias e técnicas de produção, abanadores de café, lavadores mecânicos, despolpadores e muito mais.
O cafeicultor estará frente a frente com as novidades para o controle de pragas e doenças do cafezal. Encontrará também soluções ecologicamente corretas como insumos orgânicos, biológicos e alternativos.

Caravanas
Todos os anos, a EXPOCAFÉ recebe incontáveis caravanas de estudantes de todas as faixas etárias, de vários colégios e escolas técnicas de inúmeras cidades e regiões brasileiras. É o intercâmbio curioso de quem deverá ser o futuro consumidor e produtor de café do Brasil. Eles chegam de vários pontos, com vários sotaques, se espalham entre o cafezal e visitam os corredores congestionados dos estandes, que nesta edição deverão atingir a expectativa de 200 expositores.

Delícias do café
Quem freqüentar a EXPOCAFÉ/2007 poderá degustar e aprender as deliciosas receitas produzidas pela Cozinha Experimental do Senac do Centro de Formação Profissional de Varginha e experimentar a grande variedade de café servido com os mais diversos complementos em todos os estandes, como bolos, biscoitos, tortas.

No ano de 2006, foram contabilizados cerca de R$30 milhões em negócios e um público de 26 mil pessoas. Para esta edição, os organizadores esperam um aumento de 30% em seus números.
A feira, que não tem fins lucrativos, com entrada franca, aumentou também, para este ano, o espaço de exposição de grandes animais. Para acompanhar o crescimento de público e de negócios, a EXPOCAFÉ ampliou e melhorou os serviços de informática, sanitários e de alimentação.

Para saber mais sobre a EXPOCAFÉ, visite o site www.expocafe.com.br