Ufla sediará Pólo de Excelência do Café

Minas Gerais: referência mundial em Ciência, Tecnologia e Inovação no Agronegócio Café

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – Sectes, implantará o “Programa de Pólos de Excelência”. O objetivo é consolidar a liderança de Minas Gerais em setores estratégicos, nos quais possua tradição, massa crítica e vantagens competitivas. Pretende-se instalar pólos em setores produtivos como o Mineral, Metalúrgico, Gemas e Jóias, Café, Leite, Floresta e Milho.

O secretário Alberto Duque Portugal já apresentou a proposta ao Governador Aécio Neves, que autorizou a implantação imediata dos Pólos de Excelência do Café e do Leite. Em reunião recente com o secretário Alberto Portugal, a superintendente de C&T Déa Fonseca e a coordenadora do Programa Rede Mineira de Inovação na Agroindústria Efigênia Brandão Póvoa, o reitor Antônio Nazareno Mendes, o pró-reitor de Pesquisa José Roberto Scolforo e o pró-reitor de Extensão Rubens José Guimarães, negociaram a vinda do Pólo de Excelência do Café para a Ufla, na área do Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão do Agronegócio Café – Cepecafé.

O Pólo de Excelência do Café será na região Sul de Minas, por agregar o maior número de instituições geradoras de conhecimento no Agronegócio Café, como a Ufla, Epamig, Embrapa-Café, Fundação Procafé, Escola Agrotécnica Federal de Machado, Centro de Excelência do Café da Seapa-MG, além da Emater-MG e outras instituições que atuam nos vários segmentos da cadeia (produção, industrialização e comercialização), como o Centro de Comércio de Café, o Sindicafé, Associações de Cooperativas e de Sindicatos.

O Pólo terá um comitê gestor e um conselho deliberativo que serão responsáveis pela gestão dos recursos destinados às pesquisas e atividades desenvolvidas. O Comitê provisório para instalação do Pólo foi constituído por representantes da Sectes, Seapa, Ufla e Embrapa-Café. A instalação oficial deverá ocorrer em Três Pontas, no próximo dia 26 de junho, durante a abertura da Expocafé-2007, que contará com a presença do governador Aécio Neves. No evento, será assinado um termo de outorga pelo governador Aécio Neves e pelo reitor Antônio Nazareno Mendes, assegurando a alocação inicial de R$ 400 mil para elaboração do diagnóstico, plano de divulgação e marketing, realização de seminários, estruturação do Pólo, elaboração do plano de negócios e concessão de bolsas para gerenciamento.

Também, o Pólo de Excelência do Leite será instalado em breve. A sede será na cidade de Juiz de Fora e contará com a atuação direta do Instituto Cândido Tostes–ILCT, da Epamig e da Embrapa-Gado de Leite na coordenação; a Ufla também participará do Comitê Gestor, juntamente com a UFJF e UFV. Em reunião realizada no ILCT no último dia 4, em Juiz de Fora, participaram pela Ufla o reitor Antônio Nazareno Mendes e a professora Nadja Gomes Alves, do Departamento de Zootecnia, que fará parte do Comitê Gestor representando a Universidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *