Cibele Aguiar
Uma tarde histórica. Na sexta-feira (4), sessão solene da Câmara dos Deputados, em Brasília, prestou homenagem à Universidade Federal de Lavras (UFLA) e ao ex-ministro e professor Alysson Paolinelli (ex-aluno e diretor da Esal/UFLA no período de 1966 a 1971). A cerimônia, transmitida ao vivo pela TV Câmara, foi marcada por declarações de estima e reconhecimento à Universidade e ao professor Alysson Paolinelli, doutor honoris causa pela Esal e professor emérito da UFLA.
Durante a cerimônia, foi apresentado o vídeo institucional da UFLA e um vídeo em homenagem ao professor Alysson Paolinelli, elaborado pela equipe da TV Universitária.
O reitor da UFLA, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, foi um dos componentes da mesa de honra, presidida pelo deputado Onofre Santo Agostini, além do deputado federal Paulo Piau – autor do requerimento para a homenagem; professor e presidente da Abramilho, Alysson Paolinelli; presidente da Embrapa, Pedro Antônio Arraes Pereira; deputado estadual, Fábio Cheren; prefeita de Lavras, Jussara Menicucci e o representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Derli Dossa. No plenário da Câmara, pró-reitores, assessores especiais e professores da UFLA, delegação de Lavras com representações de classe, além de amigos e familiares dos homenageados.
Em seu pronunciamento, o reitor Nazareno agradeceu a dupla homenagem, à instituição e a um de seus filhos ilustres. Fez um resgate da trajetória do professor Alysson e de sua importância como um dos líderes para a federalização da Esal em 1963 e, mais tarde (1966 a 1971) já como diretor da Esal, imputou à instituição um ritmo de expansão próprio do dinamismo que é característico de seu perfil. Agradeceu o apoio que a UFLA vem recebendo do governo federal e também da Câmara dos Deputados, por meio de emendas parlamentares, responsáveis por garantir à UFLA o investimento necessário para a consolidação de sua excelência.
Depoimentos:
“A Universidade Federal de Lavras é uma das instituições de Ensino Superior mais prestigiada do Brasil, nela tiveram assento personalidades notáveis de diversas áreas do saber, que honraram a academia e dignificaram nosso país, como o professor Alysson Paolinelli. Pela vocação, história e desafios que assume, é merecida a homenagem a essa instituição centenária e ao corpo acadêmico que honra a sua história”. Presidente da Câmara – deputado Marco Aurélio Spall Maia
“Alysson Paolinelli faz parte da galeria de homens que mudaram o mundo, transformando a vida de um povo de forma silenciosa… Tudo isso não seria possível se ele não tivesse feito parte de uma universidade centenária, umas das melhores instituições do país, a quem devemos nossa gratidão à comunidade acadêmica, pelo ensino e pesquisa, contribuindo pela melhor tecnologia tropical do mundo”. Deputado Paulo Piau – autor do requerimento da homenagem
“Manifesto minha satisfação em estar homenageando a Universidade Federal de Lavras, joia da coroa de todas as escolas de Lavras, conhecida como terra dos ipês e das escolas e ao professor Alysson Paolinelli”. Deputado estadual – Fábio Cheren
“A Embrapa não seria o que é hoje se não fossem as universidades como a UFLA, responsável pela formação de profissionais altamente capacitados, muitos dos quais formam o quadro de funcionários da empresa”. Presidente da Embrapa – Pedro Antônio Arraes Pereira
“A nossa casa de ensino (Esal/UFLA), não tenho dúvida, formou o meu caráter, deu-me conhecimento e inspirou-me para que eu exercesse minha profissão com fé, determinação e orgulho. Foi nos bancos da Esal que eu aprendi que não ganhamos nada de graça, mas sim, com muito trabalho e persistência. Alegro-me com a homenagem aos 103 anos dessa instituição, pois sou filho dela. Nos momentos difíceis, vou a Lavras e faço o percurso que sempre fiz, sentindo o alento de que o sonho não foi em vão”. Professor e ex-ministro Alysson Paolinelli.
Alysson Paolinelli – engenheiro agrônomo formado pela UFLA e diretor da Esal no período 1966 a 1971, Alysson Paolinelli especializou-se nos estudos sobre o potencial da região do Cerrado para a produção agrícola. Foi um dos responsáveis pela criação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e pelo desenvolvimento do Proálcool. Foi ministro da Agricultura no governo Ernesto Geisel, de 1974 a 1979. Presidiu a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e elegeu-se deputado federal por Minas Gerais nas eleições de 1986. Foi secretário de Estado de Agricultura de Minas Gerais por três vezes. Em 2006, foi laureado com o prêmio World Food Prize, considerado o Prêmio Nobel da Alimentação. Atualmente é presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho).
Assista ao video-homenagem ao professor Alysson Paolinelli – TV Universitária
[vsw id=”fCW-xEtDdSs” source=”youtube” width=”425″ height=”344″ autoplay=”no”]Veja a galeria de fotos: